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Política

Recuperação da malha rodoviária é prioridade do Governo Wilson Martins

O Governo do Estado já recuperou 80 quilômetros da Transcerrados e nos próximos dias vai recuperar 170 quilômetros.

As chuvas que têm caído em todo o Estado nos últimos meses danificaram parte da malha rodoviária. É um fator natural esperado todos os anos, o problema é que o trabalho de recuperação desses trechos só pode ser intensificado com a redução das chuvas. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) já começou os serviços de recuperação e de pavimentação asfáltica nas rodovias e estradas vicinais do Piauí.

O Governo do Estado já recuperou 80 quilômetros da Transcerrados e nos próximos dias vai recuperar 170 quilômetros. Segundo o diretor-geral do DER, Severo Eulálio Filho, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 1 milhão na melhoria da estrada, que será asfaltada através da Parceria Público-Privada (PPP), o edital será lançado em junho.
Imagem: ReproduçãoGovernador Wilson Martins (PSB)(Imagem:Reprodução)Governador Wilson Martins (PSB)
A meta é dar condições para o escoamento da produção dos Cerrados que deve atingir a maior safra de grãos de sua história. “Estamos trabalhando entre o município de Sebastião Leal e a Serra do Quilombo, em Bom Jesus, passando por Nova Santa Rosa, garantindo melhores condições para o escoamento da produção agrícola da região”, explica Severo Filho.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDiretor Geral do DER Severo Eulálio(Imagem:Divulgação)Diretor Geral do DER Severo Eulálio
O DER também vai concluir as obras de rodovias como Bertolínia-Sebastião Leal e Antônio Almeida-Marcos Parente, completando a ligação da região central do Estado com os Cerrados. Com recursos federais, também entrarão em obras as BRs 135 e 235, ambas no Sul do Piauí.

A BR-235 tem 150,7 quilômetros de extensão e liga os municípios de Guaribas, Caracol e Bom Jesus ao entroncamento da BR-135. A pavimentação da BR-235 está incluída no PAC 2 e tem conclusão prevista para 2013. Pronta, ela servirá como ligação dos Cerrados Piauienses aos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe. Além do escoamento da produção, a BR-235 servirá para o escoamento da produção de minério fosfórico, utilizado na produção de fertilizante fosfatado, para abastecer os Cerrados Nordestinos e os polos fruticultores dos estados da Bahia e Pernambuco. Nesta obra serão investidos R$ 136 milhões.

Na última reunião setorial realizada no Palácio do Karnak, Severo Eulálio, apresentou ao governador Wilson Martins uma proposta de resolver os problemas burocráticos para a pavimentação de 280 quilômetros ainda neste mês. Também foi discutida e autorizada a conclusão do trecho entre a BR 316 e o município de Curralinhos, e a ligação dos municípios de Caraúbas, Caxingó e Joaquim Pires.

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