Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Recursos para a Evangelina Rosa serão repassados até o dia 10

A data ficou definido em reunião ocorrida, nessa sexta-feira (07), com a presença da juíza federal Marina Mendes.

Além da formatação do fluxo de pacientes, em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), que já está ocorrendo, onde gestantes de médio e baixo risco estão sendo encaminhadas para a redes municipais de saúde em obstetrícia e neonatologia, com o intuito de manter a Maternidade Dona Evangelina Rosa atuando em casos de alto risco, que é a sua especialidade, ficou definido em reunião ocorrida, nessa sexta-feira (07), com a presença da juíza federal Marina Mendes, o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) que o repasse mensal do orçamento da instituição ocorrerá até dia 10 de cada mês com recursos do tesouro estadual.

Na oportunidade, o diretor da Instituição entregou à magistrada, por escrito o planejamento da Unidade Hospitalar para 2019, bem como todas as medidas que vêm sendo adotadas pela diretoria da Casa. Também estiveram presentes o procurador Kelston Lages; a representante do Tribunal de Contas do Estado , Raíssa Rezende; a presidente do Conselho Regional de Medicina, Miram Palha Dias; diretores e funcionários da Maternidade.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Maternidade Evangelina RosaMaternidade Evangelina Rosa

No que tange à carência de profissionais efetivos na Casa, também discutido durante o encontro, Florentino Neto antecipou que em 2019 o Estado do Piauí, através da SESAPI realizará concurso público para provimento de cargos, tanto na Evangelina, como em outros hospitais. Ficou acordado que, em uma próxima audiência, em data a ser definida, a Secretaria apresentará os encaminhamentos já feitos para a realização do certame, que deve ocorrer no segundo semestre. De acordo com levantamento do Tribunal de Contas do Estado, a Evangelina tem 1100 funcionários.

Também ficou definido que a Maternidade apresente, no próximo encontro, um plano de contingenciamento de cargos com levantamento de todos os colaboradores da Unidade Hospitalar que deve passar a ter apenas funcionários efetivos e trabalhadores terceirizados, em atividades meio.

Já em relação à falta pontual de insumos e medicamentos, o diretor da Instituição, médico Francisco Macêdo informou que já existe contratação de fornecedores para os próximos cinco meses e que um pregão está em curso para regularizar o abastecimento a cada 12 meses.

Questionado sobre o controle da falta de materiais antes que ela aconteça, Macêdo afirmou que o sistema MV, sistema de software de gestão em saúde, que são implantados em módulos. Já está atuando na admissão e outros setores da Evangelina está sendo implantado no setor de compras e farmácia. “Temos quatro sistemas atuando aqui e não estavam dando conta. Estamos em fase de treinamento com os profissionais que irão utilizar e, como isso, esperamos que com os técnicos implantando esses módulos, possamos ter uma melhor na formatação da Casa”, pontuou Macêdo.

A coordenadora do setor de Farmácia, Sheyla Baia, esclareceu que o controle de estoque existe, mas que o desabastecimento ocorre por conta do setor de compras, pelos problemas já apontados, como contratos e fornecedores. Com o sistema implantado, tudo acontecerá de forma ágil afim de que não ocorra desabastecimentos.

A pedido do secretário, o Conselho Regional de Medicina vai fazer inspeções semanais na maternidade, no que tange ao abastecimento de medicamentos e insumos, e encaminhar encaminhe os respectivos relatórios à justiça.

Referência

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, maior do estado em referência em alta complexidade, mesmo enfrentando dificuldades como superlotação, haja vista que antes da interdição, recebia cerca de 60% de grávidas de baixo risco, causando superlotação e dificultando o trabalho e abastecimento, avançou em vários aspectos. É também a maior maternidade do Serviço Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, e a segunda maior do nordeste, perdendo apenas para Pernambuco.

E como é reconhecida por ser referência no Piauí e em outros estados, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), coleciona de títulos e destaques em nível nacional pelo trabalho desenvolvido.

O Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Samvvis) foi citado em rede nacional, no Programa Profissão Repórter, da Rede Globo, no mês de agosto de 2017. O serviço da maternidade foi citado, mais uma vez, como referência em atendimento, mostrando como se dá o acolhimento às vítimas de violência no Samvvis.

A reportagem mencionou o trabalho da equipe multiprofissional desenvolvido no setor que, comparado a outras cidades brasileiras, é feito de forma ágil e humanizada. Um trabalho de tamanha eficácia que ainda acolhe mulheres de quatro estados.

O Samvvis foi criado há 13 anos e funciona como um serviço específico para atender às mulheres vítimas de violência sexual. Durante todo o serviço, atendeu mais de 500 mulheres.

Outro destaque exibido em rede nacional ocorreu em fevereiro deste ano quando o trabalho desenvolvido pela equipe do Centro Obstétrico (COS) da Maternidade Dona Evangelina Rosa foi exibido no Fantástico. O motivo: uma técnica desenvolvida com grávidas usando a dança como forma de relaxamento e alívio das dores na hora do parto, além do encaixe do bebê.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diretor da Evangelina Rosa diz que prédio precisa de grande reforma

Wellington Dias quer que Evangelina Rosa atenda apenas casos complexos

CRM interdita Maternidade Dona Evangelina Rosa por 60 dias

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.