Fechar
GP1

Piauí

Reitor da UESPI vai a Brasília e assina convênios e liberação de recursos

Nas emendas do ano de 2010 incluem-se verba para o Centro de Ciências Agrárias do campus, localizado no município de União, e a regularização de alguns imóveis da Universidade.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Carlos Alberto Pereira da Silva, juntamente com a diretora de Planejamento e Orçamento da Uespi, Janaína Lopes Soares foram a Brasília esta semana firmar convênios e tratar da liberação de recursos de emendas parlamentares.

Nas emendas do ano de 2010 incluem-se verba para o Centro de Ciências Agrárias do campus, localizado no município de União, e a regularização de alguns imóveis da Universidade. A Uespi conseguiu junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) emenda parlamentar orçada em mais de um milhão e seissentos mil reais, destinados à construção do prédio no campus, incluindo laboratório, sala de aula, auditório e também a aquisição de ônibus com 44 lugares destinados aos alunos do CCA.

Os representantes da Instituição assinaram um convênio junto ao Ministério da Educação para prorrogação de pelo menos mais um ano para construção/ ou reforma de núcleos de educação à distância, além de resolver pendências relacionadas quanto a dominialidade dos imóveis, garantindo em 20 anos o domínio da Instituição. Dentre os campi beneficiados estão: Clóvis Moura e Torquato Neto em Teresina, campi de Floriano, Picos, Núcleo de Amarante, entre outros.

O reitor da Uespi conseguiu ainda a liberação de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Nazareno Fonteles em torno de 4 milhões, a ser empenhada para o ano de 2012. Esse recurso será investido na compra de equipamentos, reforma, ampliação e demais ações a serem desenvolvidas pela Instituição. Como esse benefício, a Uespi irá atender a uma comunidade acadêmica de mais de 20 mil alunos, proporcionando assim melhorias em infraestrutura.

Na mesma ocasião, o reitor Carlos Alberto participou de uma reunião da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) da qual faz parte do Conselho Deliberativo. Na reunião ficou confirmada a ida dos participantes da Abrauem, inclusive o reitor Carlos Alberto, a Portugual no período de 6 a 18 de junho de 2011. Eles visitarão 12 universidades no País, quando reitores ou representantes poderão trocar ideias e possíveis convênios com as instituições. A Uespi já firmou convênio com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugual, oferecendo o intercâmbio estudantil e docente da Instituição para o exterior.

A Embaixada da Itália no Brasil também ofereceu acordo de cooperação para Abruem e seus membros, no sentido de ampliar o intercâmbio de docentes e discentes, além de favorecer a criação de diplomas conjuntos, promover projetos de pesquisa e agilizar o reconhecimento recíproco de títulos entre as instituições acadêmicas e de ensino superior da Itália e Brasil.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.