Fechar
GP1

Piauí

Reitor da UFPI proíbe a realização de festival de música em suas dependências

Para o Diretório Central dos Estudantes da UFPI, o ato da administração superior é de desvalorização da cultura na Universidade.

A Universidade Federal do Piauí proibiu o Diretório Central dos Estudantes de realizar a segunda edição do Festival de Música Autoral em suas dependências. Sob o pretexto de incomodar os vizinho, inclusive ele, que mora a três quadras da UFPI, o Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, Pedro Vilarinho indeferiu o pedido do DCE solicitando o estacionamento do Centro para realização do Festival, mesmo o DCE recorrendo para as outras instâncias superiores o pedido foi negado.

Os eventos culturais da UFPI eram realizados no Espaço Cultural Noé Mendes, mas está em reforma e sem previsão de conclusão, como a maioria das obras na UFPI, e por se tratar de um festival de e para alunos a realização seria de fundamental importância que fosse dentro do espaço da universidade.

Para o Diretório Central dos Estudantes da UFPI, o ato da administração superior é de desvalorização da cultura na Universidade, pois a mesma atuação acadêmica, social e política que ao longo da história lhe garantiu uma posição como referência na educação piauiense, impõe à UFPI um desafio, que é o de continuar participando ativamente, no futuro, do processo de referenciação das relações do homem com seus direitos e com a cultura.

Nesse sentido, um projeto para a Cultura e a Arte na Universidade Federal do Piauí envolve muito mais que um slogan de administração (Educação, Ciência, Arte e Inclusão Social). Esse movimento deve buscar não apenas um novo posicionamento, mas principalmente consolidar novos entendimentos para a idéia de Cultura e Arte no conjunto da Universidade, caracterizando-a como uma dimensão crucial e indispensável do processo de consolidação e desenvolvimento da própria Instituição.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.