Política

Rejane Dias defende debate sobre reestruturação dos IFs

Segundo a parlamentar, é necessário envolver e engajar toda a comunidade acadêmica, propiciar e estimular o debate democrático.

- atualizado

A deputada federal Rejane Dias (PT-PI) propõe a realização de amplo debate na Comissão de Educação (CD) da Câmara dos Deputados, com a presença do ministro da Educação, dirigentes, professores e estudantes, sobre a restruturação dos Institutos Federais. Na reunião desta quinta-feira (11) da CD, foram aprovados dois Requerimentos (Nº 474/18 e Nº 475/18) para a realização de Mesa Redonda na cidade de São Paulo e em Campinas sobre a possível reestruturação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

  • Foto: Laura Moura/GP1Rejane Dias Rejane Dias

Rejane Dias observa que há um estudo do Ministério da Educação (MEC) que aponta para um processo de reestruturação (enxugamento) dos Institutos Federais, cuja discussão é conduzida sem a devida participação da comunidade do próprio Instituto, o que é preocupante.

Segundo a parlamentar, é necessário envolver e engajar toda a comunidade acadêmica, propiciar e estimular o debate democrático tanto na Comissão de Educação quanto interno, na instituição e com a comunidade, em detrimentos de decisões verticalizadas.