Fechar
GP1

Brasil

Rejane Dias inaugura Delegacia da Mulher em Picos

Acompanhada do secretário, Robert Rios, das deputadas Flora Isabel e Lilian Martins.

A coordenadora-geral para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Ceid), Rejane Dias, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (18), a Delegacia da Mulher na cidade de Picos, que também vai atender aos municípios da região. Ela estava representando o governador Wellington Dias.

Acompanhada do secretário estadual de Segurança Pública, Robert Rios, das deputadas Flora Isabel e Lilian Martins, e de pessoas ligadas ao movimento de mulheres do Piauí, Rejane Dias disse que Picos foi escolhida para sediar uma delegacia especializada por registrar um alto índice de violência contra as mulheres.

“A delegacia chega no momento certo. O nosso trabalho tem o objetivo de fazer com que o índice de violência contra as mulheres caia na região. A delegacia vai garantir que as mulheres da região tenham acesso aos seus direitos e, com isso, tenha mais qualidade de vida”, destacou.

Rejane Dias adiantou que o Governo trabalha em nome da cultura da paz, para que homens e mulheres possam andar lado a lado. “O que queremos é criar um ambiente familiar sadio para o melhor desenvolvimento das crianças, normalmente as mais atingidas quando há violência dentro de casa”.

Para a delegada da Mulher de Picos, Janaina Nobre, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que apenas 10% dos casos de violência contra as mulheres chegam ao conhecimento das autoridades policiais e defendeu a delegacia especializada “porque ela acolhe melhor as mulheres vítimas da violência, muito diferente do que iria ocorrer num distrito policial qualquer”.

Segundo ela, até os anos 1980, a violência contra a mulher era tolerada pela sociedade como uma coisa normal no relacionamento entre o casal. “Hoje, não é mais assim. A Lei Maria da Penha, sancionada pelo presidente Lula recentemente, garante inclusive uma punição mais rigorosa aos que cometem o crime”.

Já o secretário Robert Rios revelou que o Governo do Estado está construindo 70 novas delegacias de polícia no Piauí, além de dez quartéis para policiais militares e bombeiros. Ele anunciou a aquisição de um carro para a Delegacia da Mulher de Picos, que já está sendo adesivado para ser entregue.

Ao encerrar a solenidade, Rejane Dias prometeu levar ao governador Wellington Dias a reivindicação apresentada por lideranças ligadas ao movimento das mulheres, de construção de uma casa abrigo na cidade para proteger as que são agredidas e não podem mais voltar para casa.

 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.