Fechar
GP1

Piauí

Relatório do Tribunal de Contas do Estado avalia rotinas operacionais da Agespisa

No relatório, o TCE fez várias recomendações com vistas à necessidade de aperfeiçoamento de rotinas e correção de posturas administrativas.

Atividades como o processo de verificação da qualidade da água distribuída pela Agespisa e o seu modo de operação, por meio de amostras coletadas em pontos estratégicos da rede de distribuição, e também o funcionamento ininterrupto do laboratório da empresa que fiscaliza essa qualidade da água servida aos piauienses mereceram elogio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) durante a análise das contas da companhia relativas ao ano de 2008, cujo relatório foi encaminhado esta semana à direção da empresa.

No documento, o TCE destaca também que todas as prestações de contas da companhia estadual de saneamento foram entregues dentro do prazo estabelecido pela lei e, ainda, que ficou constatada a regularidade do desembolso pela Agespisa dos recursos do Programa de Desenvolvimento Institucional que ela executou naquele ano.

Apesar do considerável número de licitações realizadas pela Agespisa em 2008, em virtude dos vultosos investimentos realizados no Piauí, o relatório do Corte de Contas fez menção ao fato de ter constatado que a empresa conseguiu adequar a documentação apresentada na prestação de contas, relativa aos processos licitatórios, às regras constantes nas leis de licitações e contratos.

Outro destaque feito pelos técnicos do TCE que analisaram as contas de 2008 da Agespisa se refere ao convênio que a empresa assinou com a Companhia de Saneamento do Ceará (Cagece) - para implantação do modelo de modernização e racionalização de processos, visando promover melhoria no controle, armazenamento e otimização de bens, obedecendo aos princípios da responsabilidade social e ambiental.

No relatório, o TCE fez várias recomendações com vistas à necessidade de aperfeiçoamento de rotinas e correção de posturas administrativas, cuja adoção já está sendo discutida pela direção para que possam ser implementadas, a fim de ampliar a eficiência da empresa, cujos resultados apresentados nestes últimos anos apontam para a recuperação das suas finanças e a melhoria dos serviços que presta. “O relatório do TCE mostra que avançamos em muitos pontos; estamos fazendo nosso dever de casa naquilo que é essencial e aponta sugestões cuja aplicação prática nós vamos analisar com muito apreço. Ficamos contentes de saber que estamos vivendo um momento de normalidade gerencial na empresa”, avalia Marcos Venícius Costa.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.