Fechar
GP1

Piauí

Robert Rios apresenta projeto que proíbe uso de agrotóxicos

Na proposta o parlamentar quer a proibição da pulverização aérea de qualquer defensivo agrícola em áreas com presença de colmeias racionais e/ou apiários no Piauí.

O deputado estadual Robert Rios (DEM) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei para beneficiar a apicultura piauiense com a proibição do uso de agrotóxico, com aplicação aérea em lavouras onde há presença de colmeias e ainda com a aplicação de multa.

“São frequentes as notícias dando conta que a aplicação de agrotóxicos em lavouras, em especial as de grande porte, com mecanização abundante, tem causado o extermínio de abelhas. Inúmeros munícipes já se manifestaram contra a pulverização aérea já que o veneno é propagado pelo ar, causando doenças ao ser humano que respira essa substância nociva. Segundo relato dos apicultores, as pulverizações aéreas ocorridas, já mataram uma grande quantidade de abelhas e que o veneno utilizado está mais forte do que antes, posto que tornam impossível os insetos retornarem as colmeias. Os apicultores e especialistas do setor, indicam que a aplicação de inseticida com trator não afeta tanto a apicultura porque a quantidade de água usada na diluição é maior, tornando o veneno mais fraco”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Robert Rios Robert Rios

Na proposta o parlamentar quer a proibição da pulverização aérea de qualquer defensivo agrícola em áreas com presença de colmeias racionais e/ou apiários no Piauí. O descumprimento acarretará ao infrator a aplicação de multa equivalente a 5.000 UFR-PI, que dá R$ 16.450 mil. O valor ainda será triplicado a cada reincidência.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural será a responsável pela aplicação das multas e o valor arrecadado será destinado ao incentivo da apicultura familiar no município onde ocorreu a infração.

“A apicultura é identificada principalmente pela produção de mel, mas existe outra função dessa atividade ainda pouco explorada, que pode gerar ainda mais renda: trata-se da polinização. Pesquisas desenvolvidas no setor apontam que a presença de colmeias nas plantações, pode aumentar significativamente a produtividade das lavouras”, destacou o deputado sobre a importância das abelhas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.