Fechar
GP1

Política

Rondonistas encerram Operação Zabelê no estado do Piauí

O governador Wilson Martins, assim como no dia da chegada dos rondonistas, duas semanas atrás, destacou aspectos da cultura do piauiense, como expressões lingüísticas e culinária.


O 320 integrantes da Operação Zabelê encerraram na manhã deste domingo (30) as atividades do Projeto Rondon no Piauí em 2011, após 15 dias de trabalho em 20 municípios do estado. Professores e estudantes foram recebidos pelo governador Wilson Martins no Palácio de Karnak, onde acompanharam apresentações culturais características do Piauí.


Coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com outros sete ministérios, Secretaria Geral da Presidência da República, Governo do Estado e prefeituras municipais, o Projeto Rondon levou professores e estudantes universitários voluntários de estados das regiões Sul e Sudeste a 20 cidades do Piauí.

Segundo o Brigadeiro Rogério Veríssimo, coordenador geral do Projeto, os rondinistas executam ações voltadas para o desenvolvimento sustentável nos municípios visitados. “As áreas mais demandadas são meio ambiente, educação e saúde, mas nós podemos adaptar isso dependendo das maiores carências apontadas pelas prefeituras. Pela satisfação desses jovens, tenho certeza de que o Projeto neste ano foi muito bem sucedido”, comentou o Brigadeiro.

O governador Wilson Martins, assim como no dia da chegada dos rondonistas, duas semanas atrás, destacou aspectos da cultura do piauiense, como expressões lingüísticas e culinária. “Eu não tive oportunidade de ser rondonista, então, me vejo nesses meninos. É importante essa oportunidade que eles tiveram de conhecer outra realidade, outra cultura e de colaborar para a melhoria de vida das pessoas desses municípios por onde passaram”, comentou o governador.

No Palácio de Karnak, os rondonistas foram presenteados com camisetas, puderam degustar cajuína, castanha de caju e biscoitos de polvilho, além de terem assistido a apresentação do grupo cultural Wagner Ribeiro e Valor de PI. “Estamos todos encantados com o Piauí. Foi uma oportunidade única de colocar em prática o que vivenciamos na universidade, conhecer a realidade de comunidades que talvez nunca imaginaríamos conhecer”, contou a estudante paranaense Franciele Vieira, que esteve no município de Cocal da Estação e desenvolveu ações na área de agricultura familiar.

Já a professora Márcia Lima, que coordenou o grupo de estudantes que esteve em Pimenteiras, destacou a boa receptividade da população em relação ao projeto. “Fizemos ações em praça pública e sempre tivemos boa participação, sentimos o apoio e o interesse da população, seja nas ações voltadas para saúde, serviço social, agricultura”, relatou.


Municípios

Participaram do Projeto Rondon este ano no Piauí os municípios de: Amarante, Batalha, Castelo do Piauí, Cocal, Elesbão Veloso, Esperantina, Francisco Santos, Fronteiras, Inhuma, Itainópolis, Jaicós, Matias Olimpo, Miguel Alves, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Regeneração, São Miguel do Tapuio, Sigefredo Pacheco e Valença do Piauí.

Além do Piauí, receberam o Projeto Rondon neste mês os estados de Tocantins, Sergipe, Pará e Rio Grande do Norte. Ao todo, 1.600 rondonistas participaram do projeto este ano, em 80 municípios.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.