Fechar
GP1

Política

Saiba como acompanhar os resultados das eleições

Saiba como acompanhar os resultados das eleições neste domingo, 5 de outubro

Neste domingo (05), após cumprir seu dever constitucional de votar, o eleitor brasileiro poderá acompanhar em tempo real a apuração dos votos. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a de que a maioria dos prefeitos e vereadores eleitos seja conhecida no mesmo dia da eleição. Para os eleitores com acesso à internet, o acompanhamento poderá ser feito diretamente no site do TSE ou por meio de mais de 200 parceiros de divulgação.

As mesmas informações disponíveis no site do TSE na internet serão retransmitidas online a 208 empresas parceiras previamente cadastradas: são portais web, empresas difusoras de rádio e televisão, jornais impressos e outros meios de comunicação, além de órgãos públicos, como Câmara, Senado, assembléias legislativas e universidades federais que têm meios de comunicação próprios.

O convênio com entidades parceiras permite à Justiça Eleitoral distribuir os resultados das eleições com mais eficiência e abrangência e ainda diluir a demanda por acesso, já que no dia da eleição a busca por informações de resultados costuma ser superior à capacidade das máquinas e links do TSE, congestionando o site.

No sábado (04), às 20h, o site do TSE será reestruturado para oferecer os serviços mais demandados na véspera das eleições, como a consulta aos locais de votação, a emissão de formulário de justificativa e a relação de candidatos. A partir das 17h de domingo (05), todos esses serviços serão retirados e substituídos pelo sistema de divulgação de resultados. A agência de notícias estará disponível todo o tempo.

Para tornar-se parceira do TSE, a entidade necessitou ter inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e situação regular junto à Secretaria da Receita Federal. Para firmar a parceria, as empresas tiveram ainda de cumprir orientações, critérios e prazos estabelecidos pelo TSE.

Os resultados deverão ser informados gratuitamente a qualquer interessado, assim como os dados originais conforme recebidos, caso a entidade seja um portal de internet; os dados recebidos deverão conter informação sobre origem (TSE) e seu conteúdo não poderá ser alterado. A divulgação dos resultados das eleições municipais será feita ainda por meio de telões instalados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.