Fechar
GP1

Saúde

Saúde alerta para uso de medicamentos contra a gripe

De acordo com a Anvisa, a suspensão permanecerá válida enquanto existir situação especial de risco à saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu as propagandas de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e, também, de medicamentos destinados ao alívio dos sintomas da gripe, como o paracetamol, a dipirona sódica e o ibuprofeno. A resolução 43/2009, publicada na última sexta-feira (14), tem como objetivo impedir que esses medicamentos dificultem o controle e tratamento da Gripe A (H1N1), já que eles podem mascarar sintomas importantes para a realização do diagnóstico preciso de pessoas infectadas pela nova gripe.

A resolução publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (14) é valida para todos os meios de comunicação de massa, inclusive a internet. "É importante que as pessoas fiquem atentas e não utilizem esses medicamentos sem a recomendação médica, uma vez que, caso eles estejam mascarando a nova gripe, aumentam as chances dos casos se agravarem, podendo levar até a óbito", ressalta Tatiana Chaves, diretora estadual da Vigilância Sanitária.

Ela destaca que a medida da Anvisa leva em consideração os dados do último Informe Epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde, no dia 11 de agosto, onde se observa que, dos casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave e confirmados laboratorialmente para influenza, 77% são causados pelo vírus H1N1. Embora produtos atingidos pela medida tenham sua eficácia e segurança bastante conhecidas e possam ser úteis no tratamento dos sintomas da gripe, a intenção da Anvisa é que o uso desses medicamentos seja absolutamente criterioso.

De acordo com a Anvisa, a suspensão permanecerá válida enquanto existir situação especial de risco à saúde. A norma suspende, ainda, o uso de qualquer técnica de comunicação para promoção desses medicamentos, inclusive a presença de propagandistas em estabelecimentos de comércio varejista de produtos farmacêuticos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.