Fechar
GP1

Piauí

SDR inaugura projeto de conscientização ambiental em Cocal da Estação

A ideia é conseguir ampliar a consciência ambiental da comunidade.

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR) junto com a Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Cansanção e o Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA) inauguraram na manhã de sábado (2) o projeto “Semeando Consciência Ambiental” no município de Cocal da Estação-PI. A ideia é conseguir ampliar a consciência ambiental da comunidade.

Joaquim Magalhães, técnico em agropecuária e ambientalista do CEAA, viu no assentamento a possibilidade de se construir um grande projeto ambiental e com o apoio da SDR através do subsídio oferecido pelo Crédito Fundiário, o projeto pôde ser implantado. Além de um bosque com 1,5 hectares de plantas nativas, todo o assentamento Cansanção passou a ser exemplo, sendo construído também com 6 mil garrafas pet uma casa que será utilizada como escritório da associação.

“Cada garrafa pet levaria pelo menos 200 anos para se decompor e a ideia de se construir casas é uma forma de aproveitamento saudável do material para que ele não vá poluir o meio ambiente. Aproveitamos também 32 garrafas pet para se construir um puf e também utilizamos as garrafas para regar as plantas com a técnica de gotejamento enterrando a garrafa furada cheia de água ao lado da planta para o solo permanecer sempre molhado e a planta sempre verde, sendo que a cada dois dias é necessário encher novamente o recipiente com água e deixar a tampa da garrafa semiaberta para ajudar também na evaporação”, explicou o ambientalista.

De acordo com Josivan Nunes do Bonfim, presidente da Associação, a vida de todos os assentados vem mudando fortemente graças à terra de 235 hectares conseguidas através do Crédito Fundiário, o que tem beneficiado 20 famílias. “As pessoas aqui eram muito carentes de moradia e trabalho e hoje a nossa realidade é bem diferente. Atualmente plantamos macaxeira, melancia, feijão, mandioca e outras culturas e com a implantação do bosque nós pretendemos colher muitos frutos além de preservar as espécies”, disse o presidente.

No bosque estão plantadas diversas mudas de Bacupari, Manga, Noni, Puçá, Aroeira, Pitanga, Jambo, Amora, Caju, Laranja, Cedro, Pera, os ipês amarelo, roxo e branco, Açaí, Tamarindo, Cajá e diversas outras espécies. “Os recursos empregados aqui no bosque foram de 20 mil reais e pretendemos distribuir até 2012 cerca de 250 mil mudas de plantas”, disse o diretor do Crédito Fundiário, Rui Cipriano de Araújo.

Além de Rui Cipriano e o diretor nacional do Crédito Fundiário Francisco das Chagas, o Chicão, várias lideranças comunitárias estiveram presentes na inauguração e toda a comunidade que realizou grande festa com animação de banda local para marcar o grande evento e recepcionar os visitantes.

Plantação de Neem

O assentamento Cansanção, localizado a 285 quilômetros de Teresina, possui também uma plantação atípica. Trata-se de uma planta precoce conhecida na localidade como neem que, de acordo com o ambientalista Joaquim Magalhães, atua como um ótimo repelente para carrapatos e cupins. “ela é uma planta de crescimento rápido e de 2 a 3 anos já atinge um porte bem alto.”, disse Magalhães.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.