Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sebastião Martins acredita que Piauí terá 23% de abstenção no 2º turno

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins votou no fim da manhã deste domingo (28), Colégio Madre Savina, na zona leste de Teresina.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins votou no Colégio Madre Savina, no fim da manhã deste domingo (28) e afirmou que o Piauí deverá ter uma abstenção de 23% neste segundo turno.

“No 1º turno nós tivemos uma abstenção de 15.71% e nós acreditamos que agora no 2º turno vamos alcançar os 23% de abstenção. Isso é normal porque a eleição é apenas para presidente, e muitos eleitores piauienses moram em Teresina e votam no interior”, afirmou.

O presidente do TRE votou no fim da manhã deste domingo no Colégio Madre Savina, na zona leste de Teresina. “Eu vim votar e verificar o local de votação, aqui no Colégio Madre Savina, onde tem várias seções eleitorais. Então eu vim exercer o meu direito como cidadão, trouxe meu e-titulo. Estou aqui acompanhado do vice-presidente do tribunal, o juiz da corte, do diretor geral, do chefe da guarnição federal no Piauí, e nós estamos querendo demonstrar ao povo do Piauí, a segurança da urna eletrônica, e a tranquilidade do voto, garantir que todo cidadão compareça livremente e exerça como disse o direito de votar”, disse.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Desembargador Sebastião Ribeiro MartinsDesembargador Sebastião Ribeiro Martins

Na oportunidade, o desembargador falou sobre as fakes news que surgiram durante o processo eleitoral. “As redes sociais difundiram bastante notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, principalmente WhatsApp. O TSE fez autoria em vários estados como São Paulo, Paraná e nenhuma fraude foi provada, felizmente, as eleições estão sendo acompanhadas por uma missão internacional da OEA e podemos garantir que o processo eleitoral é seguro", informou.

O presidente do TRE informou que a apuração deve iniciar a partir das 19h, por conta do estado do Acre. “Cabe aos tribunais eleitorais encaminhar automaticamente através dos computadores a apuração dos votos, entretanto só vai ser iniciado às 19h, por conta do Acre que tem duas horas a mais. Então somente às 19h será divulgado o 1º boletim pelo TSE”.

Falta de energia

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, falou também sobre uma falta de energia que aconteceu nesta manhã na região Sul do estado. "Até agora nós estamos preocupados com a região Sul do Piauí, pois está chovendo bastante, Avelino Lopes, Bom Jesus, faltou luz recentemente lá, eu estive com o presidente da Cepisa, que é uma empresa privatizada, ele nos assegurou que já foi reestabelecida a energia elétrica e mesmo que falte energia, as urnas eletrônicas têm uma bateria que da para resguardar 4 ou 5 cinco horas, então estamos tranquilos nesse 2º turno", relatou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.