Fechar
GP1

Eleições 2018

Sebastião Martins divulga balanço do 2º turno das eleições no Piauí

“O pleito transcorreu na mais absoluta tranquilidade", disse o presidente do TRE-PI.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, divulgou um balanço da eleição para presidente da República nas zonas eleitorais do estado. De acordo com o desembargador, a eleição aconteceu “na mais absoluta tranquilidade”.

“O pleito transcorreu na mais absoluta tranquilidade. O próprio procurador acabou de dizer que houveram apenas cinco prisões no estado. O Piauí tem 224 municípios e apenas 59 urnas foram substituídas. Na eleição de 2014 foram substituídas 149 urnas”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião MartinsPresidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Martins

Falta de energia

O desembargador ainda falou sobre o problema da falta de energia, que acometeu algumas cidades do Sul do estado no início da manhã, mas logo o problema foi solucionado. “Hoje no início da manhã a nossa preocupação foi com as chuvas no Sul do Piauí, sobretudo, na região de Avelino Lopes e Bom Jesus. Faltou energia, mas tivemos com o presidente da Cepisa, que é a nova empresa já privatizada, e reestabeleceu a energia logo após”, disse.

Apenas três seções na cidade de Lagoa Alegre ficaram sem energia durante todo o período da votação, mas as urnas funcionaram com bateria externa. Sebastião lamentou o “desconforto” sofrido pelos mesários que trabalhavam na seção.

Urna eletrônica

O presidente do TRE reafirmou a segurança das urnas eletrônicas. “O próprio resultado do pleito é a maior demonstração de que as urnas são seguras. A urna eletrônica é segura, confiável, funciona há 22 anos e nós, cidadãos brasileiros, devíamos nos orgulhar desse equipamento eletrônico, que é o equipamento tipicamente brasileiro e é usado em 30 países do mundo”, continuou.

Questionado sobre os problemas encontrados nas urnas do estado, Sebastião disse que “são defeitos mecânicos” e que “não é nada eletrônico”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.