Fechar
GP1

Política

SEBRAE lança guia para futuros gestores

O guia foi concebido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Inclusão com foco na geração de trabalho. Esse é o objetivo do Guia do Candidato Empreendedor 2008 a ser lançado no dia 20 deste mês, no Piauí. O guia é uma cartilha que orientará os candidatos a prefeito e a vereador, sobre como os micro e pequenos negócios podem contribuir para o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

 

O lançamento acontecerá na Sala do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, no quarto andar do prédio da instituição em Teresina, num café da manhã para presidentes de partidos políticos, conselheiros do Sebrae, representantes do Tribunal de Justiça do Estado e do Tribunal Regional Eleitoral, deputados estaduais e federais, senadores e imprensa.

 

“O objetivo do guia é orientar os futuros gestores quanto ao planejamento de ações para o desenvolvimento local e sustentável, fortalecendo a economia das regiões e comunidades. Além disso, o guia contém informações importantes sobre redução da concentração de renda, diminuição da informalidade, apoio ao associativismo e tantas outras iniciativas para o aumento da inclusão através dos negócios de micro e pequeno porte”, analisa o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.

 

O guia foi concebido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae e, aqui no Piauí, conta com o apoio institucional da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais, APPM.

 

“O guia é, na verdade, uma cartilha bastante explicativa do que os gestores municipais, no caso candidatos a prefeito e a vereador, podem fazer pelos pequenos negócios. A experiência em outras regiões do país comprova que o apoio do governo municipal cria ambientes favoráveis para os negócios de micro e pequeno porte. Nosso objetivo é mostrar isso aos gestores, através de uma cartilha, um manual inteligente de como investir em desenvolvimento sustentável”, justifica o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.

 

A publicação será distribuída gratuitamente em todo o país. No Piauí, a gerência de Políticas Públicas disponibilizará alguns exemplares e o guia também está acessível via internet pelo site: http://www.sebrae.com.br/uf/piaui

 

O que o poder público pode fazer

 

Desburocratizar ações, reduzir a informalidade, criar uma melhor política tributária, planejar o desenvolvimento sustentável, estimular as compras governamentais, investir no acesso à tecnologia, apoiar o associativismo, facilitar o acesso ao crédito, promover a educação empreendedora e profissionalizante e implantar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios.

 

Essas são algumas das iniciativas que podem ser desenvolvidas para o crescimento das micro e pequenas empresas nos municípios brasileiros. De acordo com o Guia do Empreendedor, o momento econômico do país gera uma oportunidade de apoiar os pequenos negócios. E isso é constatado pelos dez milhões de brasileiros que saíram da linha da pobreza, pelo Produto Interno Bruto, PIB, que já ultrapassa 5% de crescimento anual e pelo fato de as agências internacionais estarem recomendando investimentos no Brasil.

 

“A proposta é, entre outras, defender uma política de apoio aos pequenos negócios como estratégia de promoção do desenvolvimento que garante a inclusão social e produtiva, oportunizando ao município crescimento e desenvolvimento pela via das compras públicas e desburocratização dos procedimentos para abertura de empresas. Apostar nos pequenos negócios fará toda a diferença, principalmente porque são as micro e pequenas empresas que oferecem mais postos de trabalho a baixo custo e os municípios piauienses têm a maioria de suas empresas enquadradas como empresas de pequeno porte. O poder público pode fazer com que os pequenos negócios cresçam e se desenvolvam”, afirma a gerente de Políticas Públicas do Sebrae no Piauí, Maria Valcledes de Moura.

 

Ainda de acordo com Valclêdes, acreditar nos pequenos negócios piauienses é ter compromisso com o aquecimento da economia local, que precisa de muito apoio para ofertar mais trabalho a uma população que a cada dia se prepara e sai em busca de chances de trabalho, seja como proprietário ou como funcionário de uma empresa.

 

Reconhecimento

 

Outro efeito positivo nesse trabalho de inclusão através da geração de trabalho e renda é a valorização da postura ética do candidato.

 

“Através de iniciativas em favor dos micro e pequenos negócios cria-se a consciência de que o objetivo do poder público é servir ao público. Há ainda uma percepção do papel do prefeito e do vereador como agentes de promoção do desenvolvimento e como alavancadores de oportunidades de negócios e de trabalho”, acrescenta Valclêdes.

 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.