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Teresina - Piauí

Sebrae premia vencedores do Hackathon Agenda 2030

Maratona de tecnologia movimentou a Cidade Empreendedora Sebrae no Congresso das Cidades do Piauí.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, divulgou na noite de ontem (08), último dia do Congresso das Cidades do Piauí, os vencedores do Hackathon Agenda 2030.

A equipe Expandr foi a grande vencedora da maratona, tendo apresentado uma plataforma de correspondência entre alunos com bom rendimento escolar e baixa renda e instituições de ensino que ofertam bolsas de estudo parciais para ajudar na formação das turmas. Como prêmio, o líder da equipe ganhou uma viagem para o Vale do Silício.

  • Foto: Divulgação/AscomVencedores do prêmio Hackathon Agenda 2030Vencedores do prêmio Hackathon Agenda 2030

“Participar do Hackathon foi muito gratificante. Tivemos atividades intensas no Bootcamp. E estamos com grandes expectativas de conhecer os projetos globais do maior centro de inovação e tecnologia do mundo. Nossa ideia é avançar com a Expandr para todo o Brasil”, destacou o empresário Renan Tourinho, líder da equipe que desenvolveu a solução vencedora.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, todas as equipes participantes são merecedoras de reconhecimento, pela dedicação e trabalho árduo durante a intensa maratona. “Todos estão de parabéns. As ideias apresentadas foram muito boas. Mas como toda disputa, sempre há aqueles projetos que se destacam. Agora vamos seguir na pré-aceleração das soluções. Podem contar com o Sebrae”, disse Lacerda, durante o anúncio do vencedores do Hackathon.

A segunda colocada, que ganhou vagas no seminário Empretec, foi a equipe Ben Hero, que apresentou um sistema com sensor que mede o nível de contração muscular de portadores de deficiência física. Esse sistema é composto por um App com duas interfaces: uma com um game para o paciente e outra detalhada com dados e gráficos gerados por meio do sensor que interage com jogo para que o profissional da saúde possa validar de forma quantitativa o processo de reabilitação do usuário em questão. Outro beneficio, é que através do game, os pais poderão acompanhar e interagir no processo de reabilitação de menores portadores de deficiência física.

A Edit World conquistou o terceiro lugar no Hackathon, tendo sido premiada com vagas no Programa Começar Bem. A equipe apresentou um aplicativo para dispositivos móveis, composto por um game, cujo objetivo é incentivar o interesse dos alunos por Ciências da Natureza, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Por meio de um jogo educativo, que oferece um aprendizado dinâmico e interativo, o aluno pode escolher uma espécie ameaçada de extinção para cuidar e mantê-la viva. Durante o jogo, o usuário aprende cada vez mais sobre a espécie que está protegendo e seu habitat e o professor pode acompanhar o desempenho dele.

O Hackthon Agenda 2030

O Hackathon Agenda 2030 foi uma maratona de criação e programação, onde equipes competiram entre si para desenvolver e validar, em curto período, uma solução inovadora e escalável, para atender a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, definidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD.

Participaram da maratona, universitários, programadores, designers, startups, profissionais e empreendedores interessados na criação de negócios de alto impacto.

Antes do Congresso das Cidades, foi realizado o Bootcamp de preparação das equipes, quando todas tiveram a oportunidade de modelar, validar e prototipar suas ideias, amadurecendo o modelo de negócios proposto inicialmente.

Já durante o Congresso das Cidades, foram realizadas palestras e bate-papo, além de orientação para as equipes por parte de profissionais e empresários bem sucedidos em negócios de impacto social e startups. O objetivo era que pudessem desenvolver suas idéias empresariais, para transformá-las em negócios reais.

Em cada dia do evento, que começou segunda-feira (06) e seguiu até ontem (08), ocorreram eliminatórias, nas quais as equipes participantes apresentaram seus pitchs para as bancas de jurados até se chegar às três equipes campeãs do Hackathon.

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