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Sebrae Talks marca participação do Sebrae no Piauí Moda House

Renata Abranchs fechou com chave de ouro a programação da instituição no evento.

O Sebrae Talks com a empresária Renata Abranchs e os desfiles das marcas Sheire Santos, Zoka Bizoca e Twiggy marcaram o último dia de Piauí Moda House, sendo atividades realizadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

Renata Abranchs ministrou a palestra Menos Tendência, Mais Essência – Como Criar Ações e Produtos Legítimos que Contribuam para a Perpetuação de uma Marca de Moda.

A palestrante, que é proprietária do Bureau de Estilo Renata Abranchs – Ateliê Estratégico de Branding, Pesquisa e Consultoria em Moda, Comportamento e Bem-Estar – falou que a essência da marca é fundamental. “É preciso construir a estratégia da marca. Estamos caminhando para a geração da verdade, na qual comprar será uma mera consequência. Marcas com senso de pertencimento e coerentes serão mais desejadas”, disse.

Na palestra, foram apresentados também exemplos de algumas marcas, cujo trabalho e estratégias podem servir de inspiração para ter sucesso no mundo da moda. “Estudem as marcas, mas não copiem. Construir sua própria identidade é muito importante”, pontuou.

Para Renata o caminho pra consolidação de uma marca começa na definição da plataforma da marca, que são a visão, missão e valores, os pontos de diferenciação com a concorrência e a cultura corporativa; passa pelo estilo de vida, que agrega os símbolos e sentidos da marca; diretrizes de linguagem; design de produto; e implementação.

“Criem as diretrizes e multipliquem na empresa. O processo de branding pode não ser o único responsável pelo sucesso de uma marca, mas com certeza é norteador de todo o trabalho que se deve realizar para se chegar ao topo no mercado da moda”, disse Renata, que citou o exemplo da Hering, marca em que a empresária esteve envolvida no processo de branding e cujo faturamento saltou de R$ 480 milhões, em 2010, para R$ 2 bilhões em 2018.

A palestra encerrou com dicas do que é essencial no processo de branding: envolver várias pessoas; reconhecer a essência da marca, a razão de existir, seus dons e tudo que a torna única; saber para quem a marca faz o que faz todos os dias; definir 10 produtos e 10 ações que representam a marca, identificar o que eles têm em comum e criar filtros; viver a marca, acreditar e aprender a dizer não.

“A essência existe na empresas, só precisa ser revelada e isso é mais fácil quando envolve muitas pessoas. Outro ponto importante é procurar fazer o que ninguém faz e de um jeito único. Isso é a essência da marca. Ter foco em um determinado público é muito importante. No processo criativo, os filtros geram economia de tempo e dinheiro. Criar painéis visuais também é legal, já que enxergamos melhor por contrastes. E dizer não também faz a diferença, pois não é possível ter tudo. Devemos ser fiel aos nossos filtros”, finalizou Renata.

Os desfiles do Sebrae na última noite do Piauí Moda House também foram um sucesso. A Twiggy apostou em peças estampadas e leves, com um ar bem carioca. Já Sheire Santos levou para a passarela do evento, acessórios minimalistas e atemporais em tons claros. A Zoka Bizoka, que encerrou o desfile, apresentou uma coleção em tons terrosos, com cordas, representando a garra da mulher.

“Amei a minha parceria com o Sebrae. Fiquei super feliz pela oportunidade de apresentar o meu trabalho pela primeira vez no maior evento de moda do Piauí. Só tenho a agradecer ao Sebrae pela oportunidade”, disse Sheire Santos, proprietária da marca que leva seu mesmo nome.

O Lounge Sebrae e o Colaborativo Sebrae também receberam muitos visitantes no último dia de Piauí Moda House, encerrando com muito sucesso a participação do Sebrae no evento.

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