Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sebrae troféus do Prêmio de Educação Empreendedora em Teresina

Vencedores concorrerão na fase nacional da premiação, que é uma iniciativa do Sebrae.

Profissionais de educação que estimulam o empreendedorismo entre os estudantes foram reconhecidos na fase estadual do Prêmio Nacional de Educação Empreendedora, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae.

A entrega de certificados e troféus foi realizada ontem (08), durante o Congresso das Cidades do Piauí, em solenidade que contou com palestra do consultor, especialista em Metodologias Ativas de Ensino, José Motta.

Prestigiaram o evento o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, e dos diretores executivos da instituição, Mário Lacerda e Júlio César Lima Filho; do secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera; do presidente da Associação de Municípios, APPM, prefeito Jonas Rocha; do presidente da Fundação de Amparo às Pesquisa do Estado do Piauí, Fapepi, Antônio Amaral; entre outras autoridades, profissionais de educação, imprensa e convidados.

  • Foto: Divulgação/AscomSebrae entrega certificados e troféus do Prêmio de Educação EmpreendedoraSebrae entrega certificados e troféus do Prêmio de Educação Empreendedora

No Piauí, 98 projetos concorreram nesta primeira edição do certame, sendo cinco finalistas em cada categoria – Fundamental, Médio, Profissional e Superior. Entre os finalistas foram escolhidos os três vencedores, os quais receberam troféus ouro, prata e bronze.

“Incentivar o empreendedorismo junto aos estudantes é hoje um dos nossos principais papeis. Superamos em 700% o número de inscrições e isso mostra o comprometimento dos professores piauienses em estimular o empreendedorismo junto aos alunos. A educação é um agente transformador”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, durante a solenidade.

A premiação, que conta com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, tem como objetivo identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil, contando com participação de profissionais ligados a instituições de ensino públicas e privadas.

Na categoria de Ensino Fundamental o troféu ouro foi para o Projeto Agentes do Bem Soprando o Amor, realizado no Instituto Barros de Ensino, Ibens de Oeiras; o troféu prata foi para o Projeto Matemática e o Meio Ambiente: do Lixo ao Luxo, desenvolvido no Centro Integrado de Ensino Fundamental de Piracuruca; e o bronze foi para o projeto Gastronomia: Reutilização de Produtos de Gênero, executado na Unidade Escolar João Amilton Ferreira, da cidade de Inhuma.

Os premiados na categoria do Ensino Médio foram: o Projeto Obmep, executado no Centro de Educação em Tempo Integral Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, que recebeu o troféu bronze; o Projeto Horta na Escola: Uma Vida Saudável e Sustentável, executado no Centro Estadual de Educação Profissional Santo Antônio, na cidade de Valença do Piauí; agraciado com o troféu prata; e o Projeto Despertando para o Sucesso, idealizado no Ibens de Oeiras, que ficou com o ouro.

Na categoria Ensino Profissional foram vencedores: o projeto Ben Hero, executado no Instituto Federal do Piauí, IFPI, de Teresina, na primeira colocação; o Projeto Embelezamento de Pés e Mãos de Pessoas Idosas, desenvolvido no Centro de Educação Profissional Miguel Sady, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac de Teresina, na segunda colocação; e o Projeto Jovem Empreendedor Rural, elaborado pelo Colégio Técnico de Floriano, na terceira colocação.

O coordenador do projeto Bem Hero, Marcelino Araújo, destacou que a iniciativa reúne elementos de inovação e responsabilidade social. “O Ben Hero foi desenvolvido dentro de um projeto de inovação do IFPI. Nesse projeto os estudantes criaram uma prótese para uma criança de três anos de idade para auxiliar na fisioterapia”, destacou.

Os agraciados na categoria Ensino Superior foram: o Projeto Mambee, executado no IFPI de Picos, que recebeu o troféu ouro; o Projeto Implantação e Avaliação da Bananeira Pacovam, criado na Universidade Federal do Piauí, UFPI de Bom Jesus, o que ficou com o troféu prata; e o Projeto Empreendedorismo e Modelagem de Negócios de Saúde, executado no Centro Universitário Uninovafapi, que levou o troféu bronze.

“O Sebrae sempre me influenciou nessa parte do empreendedorismo e quando fiquei sabendo do prêmio decidi me inscrever e hoje me sinto ainda mais incentivada a atuar como entusiasta de práticas empreendedoras”, salientou Jannayna Pereira Tavares, que coordena o projeto na Uninovafapi.

Os profissionais que receberam o troféu ouro na premiação serão contemplados com vagas no seminário Empretec e agora estão concorrendo na fase regional do prêmio, cujo resultado será divulgado em julho.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.