Fechar
GP1

Picos - Piauí

Secretaria de Saúde de Picos dá início ao mutirão de cirurgias

Mutirão está sendo realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e vai atender 400 pacientes com cirurgia.

José Maria Barros/GP1 1 / 10 Várias equipes estão envolvidas no mutirão Várias equipes estão envolvidas no mutirão
José Maria Barros/GP1 2 / 10 Secretário de Saúde acompanha de perto o mutirão Secretário de Saúde acompanha de perto o mutirão
José Maria Barros/GP1 3 / 10 Sala de espera Sala de espera
José Maria Barros/GP1 4 / 10 Prefeito diz que mutirão atende muitas pessoas que estavam na fila de espera Prefeito diz que mutirão atende muitas pessoas que estavam na fila de espera
José Maria Barros/GP1 5 / 10 Padre Walmir e Dr. Júnior acompanham primeiro atendimento Padre Walmir e Dr. Júnior acompanham primeiro atendimento
José Maria Barros/GP1 6 / 10 Pacientes aguardam momento dos exames Pacientes aguardam momento dos exames
José Maria Barros/GP1 7 / 10 Mutirão vai atender 400 pessoas com cirurgias de catarata Mutirão vai atender 400 pessoas com cirurgias de catarata
José Maria Barros/GP1 8 / 10 Multirão é destinado aos usuários do SUS Multirão é destinado aos usuários do SUS
José Maria Barros/GP1 9 / 10 Dr. Júnior destaca importância do mutirão Dr. Júnior destaca importância do mutirão
José Maria Barros/GP1 10 / 10 Dr. Júnior destaca importância do mutirão Dr. Júnior destaca importância do mutirão

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos deu início na manhã desta quarta-feira, 20, ao mutirão de cirurgias de catarata. Ao todo, 400 pacientes do SUS serão submetidos aos procedimentos cirúrgicos comandados pelo médico oftalmologista Tiago Costa, do Hospital H Visão, de Teresina.

O mutirão de cirurgias de catarata em Picos será realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Nesta quarta-feira, 20, os pacientes estão sendo submetidos aos exames de triagem e as cirurgias começam amanhã, 21, e vão até o domingo, 24.

Para ultimar os últimos detalhes do mutirão, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e o secretário municipal de Saúde de Picos, bioquímico Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior (PRP), estiveram na manhã de hoje no Pronto Atendimento Infantil Municipal “Frei Damião” (PAIM).

Segundo Dr. Júnior, o local foi preparado com toda estrutura para receber as pessoas que serão submetidas aos exames e, consequentemente, aqueles aptos aos procedimentos cirúrgicos. Assim como os profissionais que estão envolvidos no mutirão, que são em número de mais de 100.

Do lado de fora do Paim foram montados assentos, banheiros químicos, climatizadores de ar e bebedouros. Do lado de dentro do prédio os pacientes terão salas de espera e toldos e até um gerador foi montado para caso de faltar energia. Tudo, segundo Dr. Júnior, para que os pacientes tenham o maior conforto enquanto esperam a vez de serem atendidos.

Preparação

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Júnior, disse que desde a última sexta-feira, 15, ele e sua equipe estão trabalhando na organização do mutirão. Primeiro foi feito o cadastramento e hoje começa a realização dos exames para selecionar quem realmente precisa e pode ser submetido ao procedimento cirúrgico.

“Aquelas pessoas que passarem pelos exames e tiverem aptas para cirurgia, já serão submetidos ao procedimento cirúrgico amanhã. Até o domingo, 24, serão realizadas 400 cirurgias beneficiando pacientes de Picos e de 19 municípios do Vale do Guaribas” – anunciou Dr. Júnior.

Ele explicou que são duas equipes completas. Uma para fazer a triagem realizando os exames, que vão desde tomografia ocular, ultrassom ocular e biometria e outra equipe para fazer o procedimento cirúrgico. “A cirurgia é rápida e o mais gratificante é que a pessoa já sai daqui enxergando” – destaca Dr. Júnior.

Além da cirurgia de catarata, a Secretaria de Saúde de Picos está proporcionando ao paciente um kit completo, como óculos escuros e todos os colírios, ou seja, a medicação que a pessoa vai usar no pós-operatório.

Benefício

Ao lado do secretário de Saúde, Dr. Júnior, o prefeito de Picos, Padre Walmir acompanhou o primeiro paciente a ser submetido aos exames na manhã desta quarta-feira, 20. O gestor destacou a importância do mutirão, principalmente pelo fato de muitas das pessoas contempladas já virem de uma lista de espera.

“Há quanto tempo muitas dessas pessoas já estavam aguardando essa oportunidade? Agora nós estamos abrindo essa possibilidade e elas, logo após a cirurgia já vão saindo enxergando. Por isso estamos felizes com a realização desse mutirão” – comemorou Padre Walmir.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.