Fechar
GP1

Piauí

Secretária do MEC participa de seminário em Teresina

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI) realizou, na tarde dessa quinta-feira (15), no Rio Poty Hotel, o III Seminário da Instituição.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI) realizou, na tarde dessa quinta-feira (15), no Rio Poty Hotel, o III Seminário da Instituição. Com o tema: “Fortalecendo a gestão municipal de educação para a melhoria da igualdade do ensino público”, o seminário contou com a presença de representantes de 61 municípios do Estado. A palestra principal do evento ficou a cargo da secretária de Educação Básica do MEC, Maria Pilar Lacerda.

O seminário, que teve como público-alvo os dirigentes municipais de educação, prefeitos, secretários e diretores de escolas, objetivou a instrução a todos os municípios sobre as maneiras corretas para obtenção de projetos que possam impactar diretamente na qualidade da educação. Por lei, os municípios brasileiros são os responsáveis pela educação infantil e pelo ensino fundamental, em regime de colaboração com o governo estadual.

Para a secretária do MEC, quanto mais planejado for o sistema de educação municipal, melhor para as crianças, para a qualidade da escola e para o país. “Daí a importância dos secretários municipais de Educação terem formação e acesso a todo tipo de conhecimento, para que possam fazer uma gestão profissional. Não dá para imaginar que qualquer pessoa seja secretário Municipal de Educação”, afirmou Maria Pilar Lacerda.

Durante a palestra ministrada aos gestores da educação, a secretária também falou sobre o desafio dos municípios de diminuírem o número de professores leigos em seus respectivos municípios. “Nenhuma mudança vai acontecer sem o professor ou contra o professor. É fundamental que o professor tenha um tempo na jornada para a formação inicial, que é a graduação, e depois para a formação continuada”, declarou.

A secretária estadual da Educação, Maria Xavier, que também participou do evento, relatou que o seminário é um momento importante, já que o Estado está em andamento com o plano de ações articuladas. “Essa oportunidade serve para ensinar para os secretários os caminhos certos, uma situação que vai contribuir diretamente com o trabalho do gestor da educação em seu município”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.