Fechar
GP1

Piauí

Semar emite alerta de baixa umidade do ar em todo o estado do Piauí

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80%. Nos próximos três dias o Piauí deve registrar umidade abaixo de 20%.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), por meio da Gerência de Hidrometeorologia, emitiu nesta quinta-feira (20) um alerta de baixa umidade relativa do ar em todas as regiões do Piauí. Conforme o boletim divulgado, a umidade pode ficar abaixo de 20% nos próximos três dias.

De acordo com a Semar, a baixa umidade relativa do ar se dá por conta da massa de ar seco, que aumenta a temperatura no período da tarde. Na quarta-feira (18) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inemt) registrou os menores índices de umidade em Bom Jesus (16%), Alvorada do Gurguéia (20%) e Baixa Grande do Ribeiro (20%).

Nesta quinta-feira (20) o tempo permanece claro e ensolarado nas regiões Norte, Centro-norte, Sudeste e Sudoeste do Piauí, com temperatura máxima de 38°C e umidade abaixo e 20%. Em Teresina a umidade também é baixa, cerca de 25%.

Umidade relativa do ar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80%. O baixo nível de umidade pode causar ressecamento das mucosas das vias aéreas, ficando assim mais suscetível a infecções virais, bacterianas, crise de asma, sinusite e rinite, além de problemas dermatológicos e olhos ressecados.

Para amenizar desconfortos causados pela baixa umidade, a OMS, é necessário ter cuidados com a alimentação e hidratação. O recomendado é que as pessoas bebam 200 ml de água a cada duas horas, lavar o nariz com soro fisiológico três vezes ao dia, evitar exercícios físicos no fim da manhã e início da tarde e hidratar a pele.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.