Fechar
GP1

São João do Piauí - Piauí

Semar leva atividades de conscientização para São João do Piauí

A Semar aproveitou o festival para mostrar as atividades realizadas pelo órgão no Piauí e promover conscientização ambiental ao público presente.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) levou ações à 6ª edição do Festival da Uva, em São João do Piauí, cidade localizada a 281 km ao Sul de Teresina. O evento ocorreu no último fim de semana e atraiu milhares de pessoas para conhecer a produção de uvas e aproveitar a programação musical que o Governo do Estado preparou, juntamente com a prefeitura de São João e parceiros. A Semar aproveitou o festival para mostrar as atividades realizadas pelo órgão no Piauí e promover conscientização ambiental ao público presente.

“O Festival da Uva já é consagrado no estado, atrai turistas de várias cidades do Piauí e também de outras partes do país e nós não poderíamos deixar de participar de um evento dessa grandeza onde podemos divulgar algumas das ações que desenvolvemos nos últimos meses. Além disso, nossa equipe fez um trabalho de conscientização ambiental, com distribuição de material educativo, principalmente para as crianças e jovens”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Ziza Carvalho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ziza CarvalhoZiza Carvalho

Os folders produzidos pela Semar possuem informações sobre os biomas que fazem parte do Piauí, os cuidados para evitar o desperdício de água, a forma correta de acondicionamento e descarte do lixo, além de orientações para evitar incêndios e queimadas. “É papel da Semar promover educação ambiental e, para isso, dispomos de folders e cartilhas que ensinam o que é certo e o que é errado na manutenção de um meio ambiente saudável e equilibrado”, pontuou o gestor.

Quem compareceu ao stand da Semar no Festival da Uva pôde acompanhar um vídeo que mostra, dentre  as atividades da secretaria, ações para a revitalização e perenização do lençol freático dos rios temporários do Piauí, como os rios Piauí, Canindé e Sambito, na região semiárida.

Ao longo do rio Piauí estão sendo construídas oito barragens, como a do Jenipapo e Barriguda, localizadas nos municípios de São João e Ribeira do Piauí, que vão beneficiar 4 mil famílias. A construção de mais sete barragens já foram licitadas pelo Governo do Estado e devem ficar prontas ao longo de 2017. “A Barragem de Barriguda já está com suas obras bem avançadas e a previsão é que até o fim de dezembro estaremos fazendo sua inauguração e, no ano que vem, outros reservatórios estarão prontos, possibilitando consistência hídrica ao rio Piauí”, concluiu Ziza Carvalho.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.