Fechar
GP1

Piauí

Semar prevê chuvas abaixo da média para o 1º trimestre no Piauí

O prognóstico climático foi divulgado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), nesta terça-feira (31).

O estado do Piauí deve ter chuvas abaixo da média entre os meses de fevereiro e abril de 2017, de acordo com o prognóstico climático divulgado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), nesta terça-feira (31).

“O que explica a ocorrência de baixa precipitação pluviométrica no Piauí entre fevereiro e abril é a perda de força do fenômeno La Niña, que no Nordeste é responsável pelo aumento do volume de chuvas. Temos também a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que para a região centro-sul trará maior probabilidade de chuvas variando de normal a abaixo da normalidade e para o norte do Estado vai favorecer condições de chuvas variando de normal a acima da média”, explicou a gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Tempo chuvoso em TeresinaTempo chuvoso em Teresina

De acordo com o boletim, o índice pluviométrico será desigual no estado, ficando prevista da seguinte forma: Região Norte: 40% para a categoria acima da média; 35% para a categoria em torno da média; 25% para a categoria abaixo da média. Região Sul: 20% para a categoria acima da média; 35% para a categoria em torno da média; 25% para a categoria abaixo da média.

O prognóstico foi feito com base na análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil (FUNCEME, INMET, CPTEC/INPE) e do exterior.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.