Fechar
GP1

Oeiras - Piauí

Semar realiza ações de conscientização ambiental na 5ª Expoeiras

A Semar aproveitou a exposição para mostrar as atividades realizadas pelo órgão no Piauí e promover conscientização ambiental ao público presente.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) levou ações à 5ª edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras, cidade localizada a 313 km ao Sul de Teresina. O evento ocorreu entre os dias 25 e 28 de maio e atraiu milhares de pessoas que participaram de palestras, exposições de animais e aproveitaram a programação musical que o Governo do Estado preparou, juntamente com a prefeitura de Oeiras. A Semar aproveitou a exposição para mostrar as atividades realizadas pelo órgão no Piauí e promover conscientização ambiental ao público presente.

“A Expoeiras já é consagrada no estado, promove oportunidades de negócios entre empresas e pequenos produtores, possibilitando que a economia do município cresça e nós não poderíamos deixar de participar de um evento dessa grandeza, onde temos a oportunidade de divulgar algumas das ações que desenvolvemos na Semar. Além disso, nossa equipe fez um trabalho de conscientização ambiental, com distribuição de material educativo, principalmente, para as crianças e jovens. Demos destaque ao Piauí Mais Verde, projeto de arborização urbana que tem no governador Wellington Dias seu maior entusiasta. Durante a feira foram distribuídas mudas nativas da região, além de plantas frutíferas como açaí, goiaba, caju e manga”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Ziza Carvalho.

  • Foto: Divulgação/AscomExpoeirasExpoeiras

Os folders produzidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente possuem informações sobre os biomas que fazem parte do Piauí, os cuidados para evitar o desperdício de água, a forma correta de acondicionamento e descarte do lixo, além de orientações para evitar incêndios e queimadas. “É papel da Semar promover educação ambiental e, para isso, dispomos de folders e cartilhas que ensinam o que é certo e o que é errado na manutenção de um meio ambiente saudável e equilibrado”, pontuou o gestor.

Quem compareceu ao stand da Semar acompanhou um vídeo que mostrou, dentre as atividades da secretaria, ações para a revitalização e perenização do lençol freático dos rios temporários do Piauí, como os rios Piauí, Canindé e Sambito, na região semiárida. Ao longo do rio Piauí estão sendo construídas oito barragens, como a do Jenipapo e Barriguda, localizadas nos municípios de São João e Ribeira do Piauí, que vão beneficiar 4 mil famílias. “A Barragem de Barriguda já está com suas obras bem avançadas e a previsão é que no segundo semestre deste ano estaremos fazendo sua inauguração e, no ano que vem, outros reservatórios estarão prontos, possibilitando consistência hídrica ao rio Piauí”, conclui Ziza Carvalho.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.