Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semec abre em janeiro matrículas para curso de Libras

Ao todo, serão 200 vagas disponíveis.

As matrículas para novas turmas do Curso de Libras, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, estarão abertas a partir do dia 7 de janeiro, na sede da instituição. Serão 200 vagas disponíveis, prioritariamente, para diretores e professores das unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina. As turmas são divididas nos níveis básico, intermediário e avançado, com aulas nas quintas e sextas-feiras, sempre pela manhã.

E na manhã de hoje (14) ocorreu o encerramento do curso de Libras, no Centro de Formação Odilon Nunes, foi marcado por emoção. Em 2018, 60 participantes receberam o certificado de conclusão nos níveis básico e intermediário, entre educadores, membros das equipes escolares, técnicos da Semec e agentes de saúde. A formação é gratuita e acontece desde 2015.

  • Foto: Divulgação/AscomProfessora de Libras da SemecProfessora de Libras da Semec

No último dia de aula, a turma se dividiu em apresentações para compartilhar com os colegas o aprendizado adquirido durante o curso. As aulas levaram noções de expressão corporal, estrutura linguística e exemplos práticos da rotina escolar. A ideia é que o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais seja multiplicado nas unidades de ensino da Prefeitura, ajudando centenas de alunos como o Arthur Melo, aluno surdo da Escola Municipal Moacir Madeira Campos.

Para Carliana Melo, mãe do Arhur, a iniciativa do curso é um avanço para a verdadeira inclusão dos alunos surdos na escola. “O interesse em aprender Libras para melhor se comunicar com os alunos surdos é uma forma de plantar sementes do amor e do conhecimento. Não é fácil, passamos por muitas dificuldades, mas como mãe, só posso agradecer imensamente essa dedicação e apoio. Não só meu filho, mas outras crianças surdas já estão se sentindo mais amparadas na escola, com profissionais que conseguem manter esse diálogo com eles”, revelou emocionada.

O professor do curso, Rafael Alves, elogiou os aprendizes e até falou em objetivos para os anos seguintes. “Meu maior sonho é que as pessoas que agora se formam levem a Libras para todos os lugares que forem, perpetuando esse conhecimento entre surdos e ouvintes”, afirmou. E é exatamente o que a Fernanda Magalhães está buscando fazer. Ela, que até ano passado era professora na Escola Municipal Chagas Rodrigues, conheceu a Libras no curso da Semec e começou a incentivar outras pessoas a conhecerem essa formação.

“Eu sempre admirei na universidade, mas só quando entrei na Prefeitura tive a oportunidade de participar do curso. Gostei tanto que tive curiosidade de procurar mais aulas, busquei me aperfeiçoar e me envolvi com a comunidade surda, descobrindo um novo mundo. A partir do que aprendi com o professor Rafael, fui aprovada no Centro de Atendimento Integral ao Surdo, onde faço questão de destacar o belo trabalho que a Semec faz na educação inclusiva”, contou Fernanda.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.