Fechar
GP1

Piauí

SENAI e parceiros qualificam mão de obra para a indústria de confecção

A solenidade aconteceu nas dependências do Piauí Center Modas, em Teresina, contando com um público estimado em 100 pessoas, entre alunos, familiares, convidados, autoridades públi

O Sistema FIEPI - Federação das Indústrias do Estado do Piauí, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI), em parceria com o SEBRAE, a Fundação Wall Ferraz e Sindicato da Indústria do Vestuário, Calçados e Artefatos de Tecidos de Teresina (Sindvest) promoveram, na manhã desta sexta-feira (19), a entrega de 47 Certificados aos concludentes do 2º Curso de Operador de Máquinas de Costura Industrial.

Imagem: ascom / fiepiConcludente receabe certificado das mão de Mardônio Neiva, diretor de operações do SENAI-PI(Imagem:ascom / fiepi)Concludente recebe certificado das mão de Mardônio Neiva, diretor de operações do SENAI-PI
A solenidade aconteceu nas dependências do Piauí Center Modas, em Teresina, contando com um público estimado em 100 pessoas, entre alunos, familiares, convidados, autoridades públicas e do meio empresarial piauiense. Na ocasião, o SENAI-PI esteve representado pelos diretores Mardônio Neiva (operações) e Maria Luzia Lopes de Araújo Fortes (Articulações); José Reis Pereira, presidente da Fundação Wall Ferraz; Mirna Rocha, gerente de indústrias do SEBRAE/PI, e Francisco Marques de Melo, presidente do Sindvest. Durante a cerimônia houve a doação de 908 peças de roupas para duas entidades filantrópicas de Teresina: o “Lar da Esperança”, e a “Viver com Dignidade”, representadas respectivamente, por Graça Cordeiro e Anália Rosa.

A aluna Gilneide Gouveia falou em nome da turma de concludentes. Com o certificado em mãos e bastante emocionada ela agradeceu as entidades que proporcionaram a realização do curso, afirmando que a importância do mesmo é muito preciosa. “Por isso gostaria de agradecer aos órgãos envolvidos e também os professores e colaboradores, que contribuíram para a formação profissional destas pessoas que aqui estão, pois muitas delas são assim como eu, não têm emprego”, ressaltou a Gilneide Gouveia, em pronunciamento.

Para o diretor de Operações do SENAI-PI, Mardônio Neiva “esta é mais uma ação do SENAI oportunizando as pessoas a terem ingresso no mercado de trabalho, através da qualificação profissional”, disse em sua fala Mardônio Neiva, acrescentando que todos ali estavam de parabéns pela missão cumprida. “Agora é botar em prática o que vocês aprenderam neste curso”, finalizou.

“Estamos fazendo a nossa parte. Apesar do mercado piauiense ainda ser carente de mão de obra qualificada neste setor, temos trabalhado bastante para suprir essa necessidade”, falou o presidente do Sindvest, Francisco Marques. Segundo ele, os parceiros: SENAI, SEBRAE e a Fundação Wall Ferraz têm papel importantíssimo no crescimento do segmento têxtil no Estado. “Nós formando e qualificando as pessoas, no entanto sentimos a falta de indústrias que produzam a matéria-prima. O Piauí, para se ter idéia, não tem sequer uma fábrica deste tipo. Temos que comprar os nossos produtos fora do Estado”, afirmou Marques.

Em entrevista, o presidente da FIEPI, Antônio José de Moraes Souza, disse que essa a capacitação abrirá muitas oportunidades de trabalho para estas 47 pessoas. “Estamos preparando profissionais não só para trabalhar em empresas de terceiros, mas também para eles adquirirem os seus próprios empreendimentos”, comentou Moraes Souza.

O curso teve duração de 240 horas/aulas e foi ministrado por Sérgio Alves de Noronha, formado em técnico/têxtil e confecção pelo SENAI/Cetiq, no Rio de Janeiro. Segundo ele, com esse curso as entidades poderão alimentar as aindútrias de confecções de mão de obra qualificada para o desenvolvimento das suas atividades.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.