Fechar
GP1

Saúde

Serviço de Vigilância Sanitária de Teresina apreende alimentos, tintas, massa acrílica e silicone

Foram ainda apreendidos, no mesmo período, mais de 1.300 medicamentos em visitas realizadas em farmácias e drogarias, porque estavam, principalmente, com data de validade vencida.

Cerca de 3.500 unidades de biscoitos, bombons, molhos e gelatinas foram apreendidos pelo Serviço de Vigilância Sanitária do Município, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), por estarem avariados e/ou vencidos. Os fiscais também tiraram da comercialização tintas, massa acrílica e silicone, porque estavam com data de validade vencida.

Realizadas durante o mês de junho, as apreensões dessas mercadorias ocorreram em visitas de rotina feitas pelas equipes da Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) em vários estabelecimentos comerciais de Teresina. Foram mais de 1.300 visitas, em que foram, também, apreendidos alimentos como leite in natura, carnes de hambúrguer, temperos em pó e queijo, produtos não inspecionados, em má conservação e sem registro, entre outras irregularidades.

“Os proprietários desses estabelecimentos devem ficar atentos em relação aos produtos que comercializam, porque eles sabem das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), então é só segui-las e aplicá-las para não incorrerem nesses tipos de irregularidades”, alerta o gerente da Gevisa, Feliciano Paiva.

Os fiscais também realizaram, durante o mês de junho, 125 visitas aos abatedouros de Teresina e observaram que 1.842 peças da carne bovina estavam impróprias para o consumo e foram descartadas. Dos quase 52 mil frangos inspecionados, 395 foram também descartados. “Verificamos peça por peça, para ver o estado da carne destinada ao consumidor; qualquer irregularidade é imediatamente detectada para então verificarmos se o produto pode ser colocado à disposição da população consumidora”, explica a fiscal Jeanyne Seba.

Foram ainda apreendidos, no mesmo período, mais de 1.300 medicamentos em visitas realizadas em farmácias e drogarias, porque estavam, principalmente, com data de validade vencida. Esse tipo de fiscalização também se estende aos mercados públicos onde são comercializadas as garrafadas. “Os produtos postos para venda têm que estar devidamente inspecionados pelos órgãos competentes, caso contrário, são apreendidos”, avisa a fiscal.

O gerente Feliciano Paiva volta a alertar a população para o consumo de água mineral em Teresina, principalmente pelo aumento do calor a partir desse período do ano: “destruir o rótulo e amassar as embalagens, para evitar que sejam reaproveitadas para engarrafamento com água comum e vendidas como se fosse água mineral, inclusive com a adição de efervescentes para dar a impressão de ser do tipo com gás”. Ao verificar esse tipo de procedimento, segundo ele, o consumidor deve imediatamente entrar em contato com a Gevisa por meio do telefone 3215 9101.

“Estamos percorrendo diariamente supermercados, mercadinhos, mercearias, abatedouros, açougues e eventos para saber se os produtos se encontram em refrigeração adequada, expostos de acordo com as normas estabelecidas e devidamente inspecionados, e a nossa fiscalização se estende às gráficas, metalúrgicas e panificadoras para verificar, in loco, a obediência aos padrões de produção e manipulação dos alimentos, bem como as condições de proteção à saúde dos trabalhadores”, frisa o gerente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.