Fechar
GP1

Piauí

Sesapi encaminha pacientes para transplantes de rins fora do Piauí

Devido a pandemia do coronavírus os voos para Fortaleza foram suspensos e com isso a Sesapi teve que recorrer a empresas de táxi-aéreo.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) através do programa de Tratamento Fora do Domicilio (TFD) enviou quatro pacientes que realizaram transplantes de rins em Fortaleza, nos meses de outubro e novembro.

Entre os quatro pacientes que viajaram através do TFD, para realizar o transplante, está a dona de casa Izolete Maria Andrade, de 52 anos, que teve seu procedimento cirúrgico feito no dia 26 de outubro.

“Eu tive a graça de receber uma ligação na madrugada do dia 26 de outubro, através da Central de Transplantes, me informando que teria um rim compatível comigo em Fortaleza. Prontamente, entrei em contato com a assistente social do TFD, que disponibilizou um táxi-aéreo para me levar até a cidade onde eu realizei meu transplante, já que eu só tinha apenas seis horas para chegar ao hospital e sem a ajuda do programa eu não teria conseguido. Hoje estou me recuperando e me sentindo muito bem”, relata a paciente.

Devido a pandemia do coronavírus os voos entre Teresina e Fortaleza foram suspensos, com isso a Sesapi teve que recorrer a empresas de táxi-aéreo, para que esses pacientes possam chegar em tempo hábil para a realização de seus transplantes. “Um paciente que está na fila de espera por um transplante, quando é chamado para a cirurgia tem no máximo seis horas para chegar ao hospital de referência e com a suspensão dos voos entre Teresina e Fortaleza tivemos que buscar as empresas de fretamento aéreo, para que esses assistidos não perdessem o prazo para a cirurgia”, explica a coordenadora do Tratamento Fora do Domicílio, Vanessa Sousa.

O TFD é um instrumento legal que visa garantir, pelo SUS, o tratamento de média e alta complexidade a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município ou estado de residência. O programa oferece aos seus beneficiários tratamentos ambulatoriais e hospitalares/cirúrgico previamente agendado, passagens de ida e volta – aos beneficiários e se necessário, ao acompanhante no mesmo valor, para que possam deslocar-se até o destino agendado e retorno a cidade de origem, ajuda de custo para alimentação para o beneficiário e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento, e ainda, responsabilização pelas despesas decorrentes de óbito do beneficiário no local encaminhado para tratamento.

“Contamos com uma equipe de assistentes sociais que ficam 24 horas de plantão. Para que nossos pacientes possam ter atendimento, que facilite o seu deslocamento, no momento que são chamados pelos hospitais”, destaca a coordenadora.

Para ter acesso ao Tratamento Fora do Domicilio o usuário deve ser encaminhado pelo médico do SUS, com toda a documentação pessoal e laudo médico, e dar entrada no protocolo do TFD, que fica localizado no prédio da Farmácia do Povo, na Rua David Caldas, nº 398, Centro/Norte, 1º andar - Cruzamento com a Rua Areolino de Abreu, próxima à Caixa Econômica.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.