Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sesapi investiga suspeita de morte por meningite em Teresina

A vítima estava internada no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), informou nesta segunda-feira (8), por meio de nota, que está apurando um caso de óbito por meningite no estado, onde um paciente identificado como Ciro da Cruz Morais, 33 anos, morreu no dia 30 de março, após contrair a doença. A vítima estava internada no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

Ciro era natural da zona rural do município de Nazária. Conforme a Sesapi, a rede estadual de saúde possui estoque suficiente de vacinas contra a meningite, sendo que 130 doses foram enviadas para Nazária. Desde o início de 2019, o Piauí recebeu um total de 59 mil vacinas e distribuiu quase 100% para o estado.

Imunização e sintomas da doença

A imunização contra a meningite precisa ser realizada na infância, sendo que a vacina é aplicada no terceiro e quinto mês de vida e reforçada quando a criança completar um, 11 e 14 anos. Ao todo são cinco doses ao longo da vida. Na fase adulta, a vacina só chega a ser necessária em um caso de surto.

A vacina contra a meningite tipo C é oferecida pela rede pública de saúde. Os sintomas comuns da doença são febre, dores musculares, dores de cabeça, vômitos, náuseas, convulsões, sonolência, falta de apetite e presença de manchas vermelhas na pele.

Ainda de acordo com Sesapi, o IDTNP também está em observação no que diz respeito aos protocolos técnicos, sendo adotadas todas as providências relacionadas ao caso.

Confira nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde informa que está investigando um óbito por suspeita de meningite, de um paciente que esteve internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela. O IDTNP, em observância aos protocolos técnicos, está também promovendo todas as notificações e providências relacionadas ao fato.

A Secretaria reitera que as doses da vacina estão sendo disponibilizadas regularmente aos municípios e que há estoque suficiente para atender a demanda do público-alvo. A imunização é feita no terceiro e quinto mês de vida da criança e reforçada no primeiro ano e no período de 11 a 14 anos de idade para meninos e meninas. Não há previsão de vacinação para adultos a não ser em casos de surto.

Somente este ano, o Piauí recebeu 59 mil doses e já distribuiu mais de 55 mil em todo o território. A vacinação oferecida pela rede pública é contra a meningite tipo C.

Os sintomas da meningite são febre, vômitos e outras complicações como dor muscular. Na ocorrência da sintomatologia como a descrita, o paciente deve procurar uma unidade de saúde mais próxima para os devidos cuidados médicos.

A Secretaria enfatiza que não há surto da doença, no entanto, pede aos pais e familiares para que levem as crianças, de acordo com o esquema vacinal, para atualização da caderneta de vacinação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.