Fechar
GP1

Inhuma - Piauí

Sesapi registra 400 atendimentos durante Carnaval no litoral

Os principais atendimentos foram na clínica médica, além de pacientes vítimas de acidentes automobilísticos e de ferimentos por armas brancas e de fogo.

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, registrou uma média de 400 atendimentos por dia, da clínica médica a acidentes automobilísticos. Os dados preliminares são referentes ao período entre a sexta (24) e esta terça-feira (28). A informação é da diretora da unidade de saúde, Adrizia Fontenele.

O Heda, hospital de referência no litoral para os casos de média e alta complexidade, não registrou nenhuma transferência de urgência para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) no período. “Não encaminhamos nenhum paciente de urgência, ou seja, aquele paciente que deu entrada na urgência e que precisava ser transferido. Foram realizadas somente transferências de pacientes que aguardavam a regulação”, explica a diretora. Os principais atendimentos foram na clínica médica, além de pacientes vítimas de acidentes automobilísticos e de ferimentos por armas brancas e de fogo.

Ainda no litoral, a Secretaria da Saúde definiu a assistência de urgência e emergência como estratégica para agilizar o atendimento, encaminhando os casos mais graves para o Hospital Dirceu Arcoverde. Para isso, montou cinco equipes de saúde com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, distribuídas em pontos distintos.

Carnaval com saúde 

A Secretaria de Estado da Saúde também reforça a atenção aos foliões durante o Carnaval 2017 com ações educativas em vários municípios, como Água Branca, que recebeu as equipes de Vigilância e Atenção em Saúde. Os cuidados para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chickungunya, foram reforçados na cidade. Desde a sexta (24), até esta terça-feira (28), a Vigilância Ambiental levou o Laboratório Móvel, com a exposição do ciclo biológico do mosquito.

A secretaria também disponibilizou mais de dois milhões de preservativos, entre femininos e masculinos, e gel lubrificante, aos municípios. As equipes que atuam nessas ações reforçam a distribuição aos foliões, alertando para o uso dos preservativos e a prevenção de doenças transmissíveis, como HIV/Aids.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.