Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sesc Centro apresenta a exposição Afrobrasilidades

As artistas convidadas são Aretusa Bispo, Artenilde Soares, Lúcia Oliveira e Lurebordosa Leite. As visitas mediadas acontecem das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O Sesc Centro apresenta mais uma edição do Diálogos Visuais, uma compilação de realizações em artes visuais da unidade em Teresina. A próxima ação é a exposição Afrobrasilidades: Territórios e Ritos, que será aberta no próximo sábado, 03 de agosto, a partir das 10h, na Casa da Cultura de Teresina.

As artistas convidadas são Aretusa Bispo, Artenilde Soares, Lúcia Oliveira e Lurebordosa Leite. As visitas mediadas acontecem das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A exposição também terá uma vertente educativa, com a roda de conversa “Resistência no Terreiro das Trançadeiras” e a apresentação da performance “Eu tambor”, ambas no dia 09 de agosto, às 17h, na Casa Madalena, localizada na Av. Boa Esperança, nº 4835, bairro São Joaquim, zona Norte da capital.

As ações educativas têm o objetivo de discutir e apresentar questões que envolvem as comunidades de Teresina, bem como suas manifestações, patrimônios culturais e saberes tradicionais.

As atividades irão promover conexões e aproximações entre artistas locais e moradores da comunidade de Boa Esperança, estimulando pesquisas e estudos relacionados à arte contemporânea. A aproximação institucional com as comunidades também foi pensada para criar uma programação que dialoga e amplia possibilidades de troca de saberes, contribuindo com a quebra de preconceitos e estereótipos.

Sobre a exposição Afrobrasilidades: Territórios e Ritos

É um trabalho artístico coletivo que convida para os olhares acerca do multiculturalismo, guiado por interlocuções que discutem, celebram e vivenciam aspectos da cultura afro-brasileira nas artes visuais e em outras artes de expressão cultural.

Foi percorrendo a cartografia de lugares territoriais e afetivos que as artistas/pesquisadoras conseguiram criar um mapa simbólico, onde permite-se imergir em comunidades e acolher resistências, de variadas intensidades e origens.

Ao adotarem uma experiência de convivência, de intensa escuta junto aos numerosos moradores de Teresina, foi possível mover situações que ativam e aumentam a potência da vida. As instalações artísticas apresentadas marcam a presença de memórias populares afro-ameríndias, além da reflexão sobre o corpo, os marginalizados e os periféricos. A reparação das obras conduz a espaços guiados com a força da ancestralidade, pontos vitais de uma cidade.

As narrativas conduzidas pela temática e estética afro-brasileira, que tem como referência tanto a cultura de diáspora africana, quanto suas novas expressões e discussões identitárias com os contextos e culturas locais, como uma maneira de resistência. Sensibilizar-se pode ser o primeiro desenho de percepções de mundo que transbordam criatividade para novas propostas.

Sobre o Sesc Diálogos Visuais

O Sesc Diálogos Visuais surgiu em 2012 e é um projeto guarda-chuva que consiste em uma compilação de realizações em Artes Visuais criado e desenvolvido pelo Departamento Regional do Piauí com apoio do Departamento Nacional. Ele abarca o público de profissionais, comunidades, estudantes e interessados de forma geral na produção artística.

As atividades são desenvolvidas por meio de rodas de convivência, encontros, debates, exposições, visitas mediadas, performances, intervenções, ações formativas, manifestações da cultura tradicional e ações de capacitação para educadores.

O objetivo é democratizar o acesso à espaços culturais, com ações artísticas, formativas e o estímulo à reflexão, promovendo reconhecimento, respeito pelo diverso e minimizando preconceitos e estereótipos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.