Fechar
GP1

Política

Silas Freire é cogitado para comandar o Podemos no Piauí

Silas Freire disse que existe um caminho natural a seguir e isso vai se concretizar em 2017.

O deputado federal Silas Freire (PR) já está negociando a desfiliação do Partido da República. A desintegração da legenda deve acontecer na segunda quinzena de janeiro. A informação foi confirmada ao GP1, na manhã desta terça-feira (27). Continuar na sigla é algo “incompatível”, segundo o parlamentar.

A incompatibilidade, segundo Silas Freire, acontece pelo fato de o deputado não poder tomar decisões dentro do partido. “O desconforto que nós temos algum tempo com a direção estadual do partido aqui no Piauí, pelo fato de não participarmos das decisões, de não estarmos inseridos na mesa de direcionamento do partido [...]”, destacou. 

  • Foto: Lucas Dias/GP1Silas FreireSilas Freire

O parlamentar relembrou ainda outro motivo para sua decisão e que o desacordo não aconteceu apenas com ele. “É ainda do caso da PEC 241 [Proposta de Emenda Constitucional], que nós votamos contra. A deputada Clarice já foi expulsa. No caso, eu e a deputada Zenaide [Maia], do Rio Grande do Norte, fomos suspensos. Eu, em particular, não aceitei a suspensão de nove meses sem poder usar a liderança do partido, então, amigavelmente, nós estamos buscando uma saída, para que nós fossemos liberados. Na verdade, esse termo liberado não existe. O partido teria realmente que demonstrar um desinteresse por mim e esse desinteresse viria de uma discussão partidária”, afirmou Silas Freire.

Silas Freire disse que existe um caminho natural a seguir e isso vai se concretizar em 2017. “O caminho natural é a nossa migração para o [antigo] PTN, que hoje é o Podemos, que no mês de fevereiro já estará instalado com o número 19. Há uma intenção da deputada [federal] Renata Abreu de São Paulo, que nós possamos comandar o partido no Estado do Piauí. A partir daí, é que nós vamos buscar reforços para o partido com aquelas pessoas que estão com mandato, que só poderiam vir na janela partidária em 2018. Outros sem mandato já poderiam vir agora”, complementou.

“A partir daí, nós começaríamos um trabalho de articulação. Antes disso, eu acho melhor a gente ter um pouco de prudência. Esperar a decisão do PR, embora esteja sendo negociada e encaminhada, mas a gente gosta de trabalhar em cima de fatos já concretizados. Há uma tendência muito grande que no final de janeiro, nós já tenhamos migrado para o Podemos, até para poder participar da eleição da mesa diretora, que hoje passaria a ter 14 deputados com a nossa presença e, assim, aumentaria bem a bancada”, finalizou Silas Freire.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.