Fechar
GP1

Política

Sindicalista denuncia irregularidades em Câmara de Vereadores no Piauí

sindicalista fez a denúncia ao deputado estadual João de Deus (PT), quando este estava reunido com os professores daquele Município.

Uma denúncia grave foi feita no final da tarde do último sábado (18), pela Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de José de Freitas-PI-Sismujof, professora Maria Antônia Saraiva Monte (FOTO), dando conta de que sumiram da Câmara Municipal daquele Município, folhas de pagamento da prefeitura que comprovariam irregularidades que teriam ocorrido na atual gestão do prefeito cassado Robert Freitas (PSDB), com relação a pagamento de adicional noturno a zeladores, vigias, merendeiras e auxiliar administrativos, utilizando recursos do FUNDEB.

A sindicalista fez a denúncia ao deputado estadual João de Deus (PT), quando este estava reunido com os professores daquele Município, para tratar da questão do Piso Nacional do Magistério. Também estava presente quando a professora Maria Antônia Saraiva Monte levou o caso ao conhecimento do parlamentar estadual e dos outros professores que participavam da reunião, o próprio Presidente da Câmara do Município, vereador José de Araújo Chaves, o Bacharel (PMDB). Na ocasião, Bacharel não se manifestou sobre o que a sindicalista denunciou. Na saída da reunião, o Presidente da Câmara (FOTO) foi procurado pela reportagem do GP1 para falar sobre o assunto, mas ele disse que não iria dar entrevista.

A presidente do Sismujof falou que tomou conhecimento de que as folhas que constam as irregularidades teriam sumido dos balancetes encaminhados à Câmara, através do próprio presidente Bacharel. Segundo ela, Bacharel declarou que a Polícia Federal já teria solicitado às folhas originais que constariam as irregularidades e a Câmara não teria fornecido porque haviam sumido. A professora Maria Antônia conta que ficou sabendo do ocorrido quando foi até a Câmara Municipal requisitar cópias dos referidos documentos que constam as possíveis irregularidades. Esse caso da denúncia de irregularidades na utilização dos recursos do FUNDEB já está sendo apurado pela Polícia Federal, por determinação do Procurador da República no Piauí, Kelston Pinheiro Lages.

Conforme a denúncia encaminhada à Procuradoria da República, o fato incontroverso revestido de irregularidade concerne no pagamento de gratificação fictícia denominada adicional por tempo de serviço, pago aos profissionais da educação.

De acordo com a denúncia, a fraude ocorreria da seguinte forma: O contra cheque do servidor apresentava um valor de adicional de tempo de serviço no valor de 20 reais e 75 centavos e a folha de pagamento enviada ao Tribunal de Contas do Estado e a Câmara Municipal, era como se o servidor estivesse recebendo a gratificação de 145 reais e 75 centavos, portanto, dando uma diferença a maior desviada do erário, no montante de 125 reais.

As folhas com as possíveis irregularidades são assinadas pelo próprio prefeito cassado de José de Freitas, Robert Freitas. Os denunciantes anexaram cópias junto à denúncia feita à Procuradoria da República no Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.