Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sindjor lamenta prisão do apresentador Tony Trindade

O Sindjor diz estranhar e lamentar a prisão de Tony "sem que lhe tenha sido dado o direito de se defender das acusações feitas contra ele".

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) divulgou, na noite desta terça-feira (18), nota pública após a prisão do jornalista e apresentador Tony Trindade, pela Polícia Federal, nesta manhã, durante a operação "Acesso Negado".

O Sindjor diz estranhar e lamentar a prisão de Tony "sem que lhe tenha sido dado o direito de se defender das acusações feitas contra ele".

Em nota, o sindicato ainda reitera a sua posição contra qualquer tentativa de cerceamento à liberdade de expressão e de imprensa e a todo tipo de ameaça impostas aos profissionais jornalistas no pleno exercício da profissão.

Confira abaixo a nota na íntegra:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) estranha e lamenta a prisão do apresentador Tony Trindade, da TV Band Piauí, na manhã dessa terça-feira, 18 de agosto, sem que lhe tenha sido dado o direito de se defender das acusações feitas contra ele.

O Sindjor-PI reitera a sua posição contra toda e qualquer tentativa de cerceamento à liberdade de expressão e de imprensa e a todo tipo de ameaça impostas aos profissionais jornalistas no pleno exercício da profissão.

A Constituição Brasileira garante ao profissional de imprensa a liberdade no exercício do jornalismo, preceito magno que vem sendo desrespeitado e atropelado cotidianamente por autoridades públicas, tanto da segurança pública quanto do Judiciário e Executivo. Com isso, impõe ao trabalho do profissional de imprensa um quadro de clara intimidação.

Diante dos fatos, esta entidade sindicato reclama que seja assegurado ao apresentador Tony Trindade o direito constitucional ao contraditório e cobra transparência na tramitação do processo, quanto às investigações.

Teresina, 18 de agosto de 2020

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí

A prisão

Tony Trindade foi preso pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (18), em sua residência, localizada na zona sul de Teresina. Ele é o principal alvo da "Operação Acesso Negado”, deflagrada hoje. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no sítio do jornalista, na cidade de Monsenhor Gil.

Tony Trindade é acusado de atrapalhar investigações da Operação Delivery, ação da PF que apura desvio de recursos públicos do Fundeb destinados à Prefeitura de União, que tem como gestor o prefeito Paulo Henrique, cujo Tony Trindade é assessor de comunicação. O GP1 apurou que o jornalista teria tentado obter informações sigilosas da investigação.

A prisão preventiva foi decretada pelo juiz Leonardo Tavares Saraiva, da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, com base na Lei 12.850, de 2 de agosto de 2013, que define as organizações criminosas e dispõe sobre a investigação criminal. O jornalista é acusado de embaraçar as investigações. A pena para o crime é a de reclusão, de 3 a 8 anos, e multa.

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa do jornalista, Tony diz que, na qualidade de apresentador de programa de televisão e colunista de jornal, se restringiu apenas a fazer seu dever de jornalista e formador de opinião, ao divulgar detalhes da Operação Delivery da PF, que investiga desvios de recursos públicos destinados à educação da cidade de União.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tony Trindade monitorou ilegalmente operação e manipulou testemunhas, diz PF

Tony Trindade nega acusações e diz que cumpriu dever como jornalista

Jornalista Tony Trindade é preso pela Polícia Federal

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.