Fechar
GP1

Oeiras - Piauí

Sistema educacional de Oeiras é destaque no jornal El País

A reportagem do jornal global El País Brasil comparou a qualidade de ensino de Oeiras ao da Finlândia. A rede municipal de ensino chegou a ganhar fama de 'fechadora de escolas particulares'.

Uma reportagem produzida pelo jornal EL País Brasil, um dos principais veículos de comunicação do mundo, trouxe como destaque a educação da cidade de Oeiras, a primeira capital do Piauí.

Intitulada ‘A cidade do Piauí que quer se tornar a Finlândia brasileira da educação’, a reportagem, que foi publicada no site nesta sexta-feira (21) comparou a educação de Oeiras com o ensino da Finlândia, país do norte da Europa que possui em escala mundial, um dos melhores sistemas de educação.

  • Foto: DivulgaçãoVista aérea de Oeiras-PiVista aérea de Oeiras-Pi

Oeiras alcançou nota 7,1 na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), índice maior que a meta do país proposta pelo IDEB para 2021. O El País ressaltou ainda que, na cidade, foram fechadas três escolas particulares devido à falta de alunos.

A métrica de análise de ensino varia de 0 a 10 sendo calculado a partir dos dados de aprovação escolar e média das instituições na Prova Brasil. O resultado alcançado segundo a reportagem, se deu através de uma mudança na gestão administrativa, que contou com a atuação conjunta da secretária municipal de educação Tiana Tapety e demais integrantes do governo municipal em um trabalho integrado com pais e profissionais, além de escritores piauienses como Cineas Santos no trabalho pedagógico em busca do melhor desempenho dos alunos.

A reportagem ressaltou o investimento na educação que contou ainda, com a contratação de educadores de Teresina para atuar na intervenção da alfabetização na cidade. Foi desenvolvida uma sequência de projetos em didáticas pedagógicas para impulsionar as habilidades dos alunos. Os destaques por parte do El País reforçam os avanços educacionais de Oeiras na métrica IDEB em linha do tempo. O município atingiu 4 no índice de 2013, para 5,4, em 2015, com redução de evasão escolar de 32% para 21%.

Confira aqui a reportagem do El País Brasil na íntegra

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.