Fechar
GP1

Piauí

Sisu: inscrições começam dia 22 e Piauí oferece quase 10 mil vagas

Com a média obtida no Enem, o estudante pode concorrer a cursos superiores em universidades públicas de todo o Brasil.

Começam na próxima terça-feira (22) e terminam na sexta-feira (28), as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em todo o Brasil. No Piauí serão ofertadas quase dez mil vagas para as três instituições públicas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta sexta-feira (18), as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Com a média obtida, o estudante pode concorrer a cursos superiores em universidades públicas de todo o Brasil.

Para acessar, os candidatos devem acessar o site do Inep na Página do Participante, incluir o CPF e a senha cadastrada. Cada candidato pode consultar sua nota individualmente. O resultado dos treineiros, assim como o espelho da redação, estarão disponíveis apenas no dia 18 de março.

  • Foto: Davi Fernandes/GP1Página do Participante do Enem 2018Página do Participante do Enem 2018

Uespi

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é a instituição que mais está ofertando vagas para os estudantes. No total são cerca de 3.805 vagas distribuídas para mais de 100 cursos de graduação, todos na modalidade presencial, nos 12 campi da instituição.

As vagas da Uespi serão distribuídas em Teresina, no campus Poeta Torquato Neto, Clóvis Moura, Facime – CCS e nos municípios de Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

Das 3.805 vagas disponibilizadas pela Uespi, 30% são reservadas para políticas de Ações Afirmativas e 70% para ampla concorrência.

  • Foto: Davi Fernandes/GP1Universidade Estadual do Piauí (Uespi)Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está ofertando 3.444 vagas para os cursos de graduação na forma presencial, nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Das vagas disponibilizadas pela UFPI, 50% serão para a ampla concorrência e 50% para Ações Afirmativas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Pórtico da Universidade Federal do PiauíPórtico da Universidade Federal do Piauí

IFPI

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) disponibilizou 2.105 vagas que vão ser distribuídas em 54 cursos no município de Teresina e em outros 16 campi do interior do Piauí. Na capital, para os dois campi serão ofertadas 575 vagas.

Os candidatos deverão acompanhar os procedimentos e prazos estabelecidos nos editais além das normas do Sisu e horários em que as instituições ofertantes realizam atendimentos. O resultado da primeira edição do processo seletivo de 2019 será somente divulgado no dia 28 de janeiro.

  • Foto: Davi Fernandes/GP1IFPI Central IFPI Central

Piauiense nota mil

De acordo com o Ministério da Educação, apenas 55 candidatos alcançaram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, entre eles, o piauiense João Victor Amorim.

  • Foto: Instagram/João VictorJoão Victor AmorimJoão Victor Amorim

O tema da redação do Enem 2018 foi: “a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. O jovem revelou que resolveu inovar e citar a série da Netflix Black Mirror. “Quando eu vi o tema, eu pensei de cara nisso, porque é uma coisa muito parecida, a manipulação que a série Black Mirror cita, porque ele coloca a internet como a principal forma de manipular as pessoas, principalmente agora que está tudo interligado por essa rede. Mas eu ainda pensei, porque fiquei receoso de colocar por não ser um exemplo muito culto, por assim dizer, mas eu pensei realmente em ser um diferencial que o corretor pudesse encontrar na minha redação, por eu não ter medo de colocar uma coisas que não é muito estudado convencionalmente”, revelou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.