Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Site da Prefeitura de Teresina fica fora do ar após ser hackeado

A assessoria de comunicação explicou que, apesar do susto, não houve prejuízos ou perda de dados.

O site oficial da Prefeitura de Teresina ficou fora de ar nesta quinta-feira (18), após ter sido hackeado durante a madrugada. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da administração municipal.

O invasor passou cerca de dez minutos. Em seguida, o portal foi retirado do ar. A assessoria explicou que, apesar do susto, não houve prejuízos ou perda de dados.

  • Foto: DivulgaçãoSite invadidoSite invadido

Neste final de semana, um novo site iria ser estreado pelo órgão e o antigo não seria mais usado. Após a ação do hacker, o lançamento da nova página foi adiantado e, ainda hoje, entrará no ar após a atualização das matérias. Posteriormente, o endereço será o mesmo, teresina.pi.gov.br. O anterior não será mais utilizado.

A prefeitura ainda irá realizar o registro do boletim de ocorrência na Delegacia Especializada em Crimes Virtuais na Capital.

Possíveis formas de invasão

O GP1 entrou em contato com um especialista em tecnologia da informação para compreender como o hacker conseguiu invadir o site da Prefeitura de Teresina. O profissional explicou que existem inúmeras formas, visto que não existe uma página 100% segura.

Ele pontuou que os invasores podem ter conseguido hacker por meio de um robô que realiza inúmeras tentativas por segundo, através de usuários e senhas aleatórias, até conseguir acertar. Ou, ainda de acordo com o especialista, o hacker pode ter explorado alguma vulnerabilidade no próprio portal e feito injeção de um código malicioso ou roubado informações de pessoas que possuam acesso ao servidor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.