Economia e Negócios

Sobe em 530% o número de candidatos eliminados no ENEM de 2019

Em 2019, 376 candidatos foram impedidos de prosseguir com o exame, número superior aos 71 registrados em 2018.

Jonas Carvalho
Teresina
- atualizado

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado na manhã do último domingo (03), registrou redução no número de faltosos em comparativo aos dados de 2018. No último ano, 24,9% do total de inscritos não compareceram ao local de aplicação das provas, valor superior aos 23% registrados em 2019. Em contrapartida, subiu o número de eliminados.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no ano passado 71 participantes foram eliminados da prova. Com relação a 2019, somente no primeiro dia de aplicação, 376 candidatos foram impedidos de prosseguir com o exame, representando um acréscimo de 530% em relação ao último ano.

De acordo com o INEP, os fatores de eliminação ocorrem em virtude do descumprimento do edital. Portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais, entre outros, podem acarretar no impedimento dos candidatos a prosseguir com a realização da prova.

Ao todo, 1,1 milhão de pessoas não compareceram aos locais do exame, em relação aos mais de 5 milhões de pessoas inscritas. Desse total, somente 93 pessoas foram afetadas por problemas de logística, como emergências médicas, interrupção temporária de energia elétrica, problemas com abastecimento de água, e terão a prova reaplicada nos dias 10 e 11 de dezembro, após a solicitação do candidato.

O Piauí registrou maior índice de presença. De acordo com o INEP, 99.100 candidatos marcaram presença no dia do exame. Conforme o levantamento apresentado, o número representa 81,0% do total de inscritos. Assim, 23.238 candidatos faltaram à prova, contabilizando 19% dos candidatos. O estado do Amazonas apresentou menor índice de presença com apenas 68,9% dos inscritos.

Compõe a lista de presença os estados nordestinos da Paraíba (80,5%), Sergipe (79,7%), Rio Grande do Norte (79,5%), Alagoas (78,7%), Pernambuco e Ceará com 78,5% cada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Piauí é o estado com maior taxa de presença no Enem 2019

Enem 2019: dono de paredão de som é preso pela PM em União

Candidata é eliminada após celular tocar durante prova do Enem em Teresina

Mais conteúdo sobre: