Fechar
GP1

Brasil

Sorteio do novo relator da Lava Jato pode ficar para quinta-feira

O sorteio será feito entre os integrantes da Segunda Turma da Corte e estava marcado para acontecer nesta quarta-feira (1º).

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode mudar a data do sorteio para definir o novo relator dos processos da Operação Lava Jato para a próxima quinta-feira (2). De acordo com o G1, para a realização do sorteio é preciso que o colegiado responsável pelas ações esteja completo e a mudança do ministro Edson Fachin da Primeira para a Segunda Turma da Corte depende que os demais colegas da Primeira Turma, que têm mais tempo na Corte, abram mão de mudar.

  • Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoSupremo Tribunal Federal (STF)Supremo Tribunal Federal (STF)

Mesmo que os quatros ministros da Primeira Turma facilitem o caminho para Fachin, a resposta formal pode demorar. Por isso, o sorteio que definirá o novo relator da Lava Jato no STF, que pode ser feito entre os integrantes da Segunda Turma ou entre todos os ministros, deve ser empurrado para quinta-feira.

O ministro Marco Aurélio Mello declarou nesta quarta-feira (1º) que não sabe ainda se vai abrir mão de mudar da Primeira para a Segunda Turma da Corte.  

A migração de Fachin é uma forma de evitar empates nos julgamentos da Lava Jato e retirar das costas do novo indicado à Corte o ônus de ser nomeado para o colegiado que julga a operação. A Segunda Turma é formada atualmente pelos ministros Dias Toffoli, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.