Fechar
GP1

Brasil

STF nega recurso de Daniel Oliveira que pedia a soltura de Lula

O ex-secretário de Justiça interpôs agravo regimental contra a decisão do ministro Edson Fachin, que negou seguimento ao habeas corpus em favor do ex-presidente Lula.

O plenário virtual da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal negou, por unanimidade, provimento ao agravo regimental interposto pelo advogado e ex-secretário de Justiça do Estado do Piauí, Daniel Oliveira, contra a decisão do ministro Edson Fachin que negou seguimento ao habeas corpus em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A sessão virtual ocorreu entre os dias 09 a 15 de agosto.

O advogado pedia o provimento do agravo, com o seguimento do habeas corpus, para que após fosse examinado o pedido de liminar concedendo a soltura do ex-presidente Lula a fim de fosse posto em liberdade ou em execução provisória da pena em regime semiaberto ou aberto.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Secretário Daniel Oliveira Daniel Oliveira

Agravo regimental, também chamado de agravo interno, é um recurso judicial que tem o intuito de fazer com que os tribunais provoquem a revisão de suas próprias decisões.

Procuradora Geral da República foi contra o recurso

A Procuradora Geral da República Raquel Dodge se manifestou pelo não provimento do recurso.

Segundo manifestação juntada aos autos em 21 de maio deste ano, o habeas corpus é inadmissível, já que a defesa técnica do ex-presidente peticionou requerendo o não conhecimento.

Argumenta que o regimento interno e a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal não admitem a impetração de habeas corpus desautorizado pelo beneficiário do pedido.

“Tal entendimento se fundamenta no princípio constitucional da ampla defesa e na proteção dos interesses do próprio paciente, vez que a impetração realizada por um legitimado universal não pode prejudicar ou ser contrária à estratégia, eventualmente, estabelecida pela defesa técnica constituída”, diz procuradora nas contrarrazões ao agravo regimental.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF vai julgar recurso de Daniel Oliveira que pede soltura de Lula

Dodge é contra recurso de Daniel Oliveira que pede liberdade de Lula

STF nega pedido de habeas corpus de Daniel Oliveira para Lula

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.