Teresina - PI

Strans registrou mais de 14 mil abordagens a veículos em 2019

Os dados das operações de trânsito são determinantes para que ações sejam planejadas tanto para blitz, como ações educativas.

Davi Fernandes
Teresina
- atualizado

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), junto com outros órgãos de trânsito, está realizando neste ano mais blitzen de fiscalização. Com essa fiscalização, a constatação é que até o final do ano terá aumento de 20% no número de abordagens aos condutores de veículos e de 40% no número de testes de alcoolemia para constatar a presença de álcool na corrente sanguínea.

Segundo dados da Diretoria de Operações de Trânsito da Strans, em 2018 durante as blitzen de fiscalização, foram realizadas 24.501 abordagens a veículos, sendo que 3.105 condutores que foram submetidos a testes de alcoolemia, 104 haviam ingerido álcool e considerados com embriaguez administrativa e 34 casos em que o condutor estava com índices acima de 0,36ml foram submetidos à aplicação da lei, que estabelece prisão em flagrante delito, condução para a Central de Flagrantes e suspensão do direito de conduzir veículo por até um ano.

Este ano, até o dia 19 de junho, já foram realizadas 14.910 abordagens e 2.218 testes de alcoolemia, sendo identificados 52 casos com embriaguez administrativa e 12 casos com constatação de embriaguez.

As blitzen são em parceria com o Detran, Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e Polícia Militar e são realizadas de quinta a domingo, em vários pontos da cidade, das 23h às 4h.

De acordo com a direção de Trânsito e Sistema Viário da Strans, os dados das operações de trânsito são determinantes para que ações sejam planejadas tanto para blitz, como ações educativas, e ainda para as intervenções na área de engenharia.

Com colaboração da repórter Victória Xavier

Mais conteúdo sobre: