Fechar
GP1

Piauí

Técnicos iniciam visita a região dos grandes projetos econômicos no Piauí

Após a conclusão da visita será elaborado um documento que norteará as políticas que serão empregadas na região.

Técnicos do governo do Piauí, juntamente com representantes da CNBB, Cáritas Diocesana e Comissão Pastoral da Terra, deram início nesta segunda-feira, 11, a uma visita a região dos grandes projetos econômicos. Transnordestina, cujas obras estão paradas, parques eólicos, mineração e a energia solar, em via de implantação.

A visita teve início hoje, 11, e se prolonga até o próximo sábado, 16. A caravana passará pelos municípios de Pio IX, Caldeirão Grande, Marcolândia, Simões, Betânia do Piauí, Curral Novo e Fronteiras, área onde estão instalados os grandes projetos econômicos.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Representantes das entidades com jornalistas presentes à coletivaRepresentantes das entidades com jornalistas presentes à coletiva

Durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, representantes do governo do Piauí e das entidades envolvidas explicaram os objetivos da visita e, que resultados ela poderá trazer em benefício da população que reside nas áreas atingidas por esses projetos.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Representante do governo explica objetivos da visitaRepresentante do governo explica objetivos da visita

Participaram da coletiva de imprensa o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva; a gerente de articulação territorial da Secretaria Estadual de Planejamento, Patrícia Amálio Castro; secretário-executivo da Cáritas Diocesana, Adonias Moura e o coordenador da Comissão Pastoral da Terra, Gregório Borges.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Representante da Seplan Patrícia Castro Representante da Seplan Patrícia Castro

Documento

Segundo a gerente de articulação territorial da Secretaria Estadual de Planejamento, Patrícia Amália Castro, ao final das visitas será elaborado um documento que vai nortear as políticas que serão empregadas nos Territórios do Vale do Guaribas e Vale do Itaim.

“Para isso é fundamental ouvir as pessoas que moram nessas comunidades que foram atingidas, impactadas com esses grandes projetos da energia eólica, energia solar, a Transnordestina, que sabemos que trazem desenvolvimento. Mas, também, têm as áreas que são impactadas, as regiões mais pobres que irão dizer como estão vivendo após a implantação desses projetos” – informou Patrícia Castro.

Segundo o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, será uma semana inteira de reuniões e visitas nas casas dos moradores, para ouvir as pessoas e vê o que está causando constrangimento ou até alegria, pois existem muitas famílias que já estão sendo beneficiadas com aquela taxa que recebem por cada torre.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Bispo de Picos acompanha os técnicos nas visitasBispo de Picos acompanha os técnicos nas visitas

“Já há cinco anos descobrimos o sofrimento do povo, vimos acompanhando a Comissão Pastoral da Terra, Regional Piauí e no ano que passou tivermos a 14ª Romaria da Terra e da Água. E foi aí que começou essa esperança de que o governo, através das cobranças que foram feitas, que seja avançada essa ação nessa visita dos técnicos” – ressaltou Dom Plínio.

Visitas

O Grupo de Trabalho Romaria da Terra fará visita a sete municípios, percorrendo 24 comunidades, começando na tarde desta segunda-feira, 11, por Pio IX. São 25 pessoas divididas em duas equipes formadas por técnicos do governo e entidades da sociedade civil, como CNBB, Cáritas Diocesana e Comissão Pastoral da Terra.

Dom Plínio conclui dizendo que essa nova consciência e engajamento das comunidades são de fundamental importância para os desafios advindos desses grandes projetos econômicos, que causam impactos na vida dessas comunidades.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.