Fechar
GP1

Brasil

Temporais deixam 12 pessoas mortas no RS durante o feriado

Segundo a Defesa Civil Estadual, dois municípios decretaram situação de emergência.

Os temporais que assolaram o Rio Grande do Sul na sexta-feira e no sábado causaram 12 mortes e muitos danos em, ao menos, 12 cidades. Segundo a Defesa Civil Estadual, dois municípios decretaram situação de emergência. No Vale do Sinos, dez pessoas perderam a vida. Somente em Igrejinha, o desabamento de cinco casas vitimou sete pessoas da mesma família.

Dez cidades enviaram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) à Defesa Civil Estadual: São Paulo das Missões (no Noroeste gaúcho); Piratini (na Região Sul); Igrejinha e Ivoti (no Vale do Sinos); Montenegro (no Vale do Caí); Santa Cruz do Sul (no Vale do Rio Pardo); Fazenda Vila Nova, Paverama e Tabaí (no Vale do Taquari); e Cacequi (no Vale do Jaguari). Taquari (no Vale do Taquari) e Pareci Novo (no Vale do Caí) decretaram situação de emergência.

Até esta tarde, de acordo com os informes das prefeituras, a Defesa Civil do Estado contabiliza 36.490 pessoas afetadas, 400 desalojadas, 403 deslocadas, 86 desabrigadas, 11 feridos e 12 mortos. Mas os números devem aumentar ao longo do dia com a atualização dos dados enviados pelas prefeituras.

Em Piratini, 80 residências ficaram destelhadas. Em Santa Cruz do Sul, o arroio Lajeadinho transbordou, alagando 80% da cidade. São 350 casas atingidas e 20 famílias deslocadas. No município de Montenegro, dezenas de residências foram invadidas pela água, com 250 pessoas afetadas e 40 deslocadas. Em Tabaí, uma casa foi completamente encoberta pela terra que deslizou. Já na cidade de São Paulo das Missões, 50 famílias foram atingidas pela cheia do rio Lajeado. Em Ivoti, 3 mil pessoas foram afetadas e sete famílias deslocadas. E em Pareci Novo, durante o temporal 1,2 mil pessoas chegaram a ficar isoladas.

A previsão é de tempo seco e frio durante a semana. A chegada de uma nova frente fria na próxima sexta-feira deve trazer de volta as chuvas ao Estado. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.