Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina é a 3ª cidade do país mais atrativa para ensino superior

Na frente da capital piauiense, ficam apenas as populações de Belém (PA) e Salvador (BA). Para os moradores de 100 cidades do Piauí, Teresina é o principal destino para cursar faculdade.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta segunda-feira (06), a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic) e apontou que o arranjo populacional de Teresina, composto pela capital piauiense e por Timon (MA), é o 3º que mais atrai pessoas de outras cidades para fazer cursos de Ensino Superior.

Na frente da capital piauiense, ficam apenas Belém (PA) e Salvador (BA). Arranjos populacionais são regiões compostas por mais de um município, que possuem integração significativa em razão da contiguidade territorial ou dos frequentes deslocamentos para trabalho ou estudo.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Estácio Ceut também tem aplicação de prova do EnemEstácio Ceut

Para os moradores de 100 cidades do Piauí, Teresina é o principal destino para cursar faculdade. Além disso, há 50 cidades da região central do Maranhão que sofrem influência tanto de Teresina quanto de São Luís (MA) para esses deslocamentos.

A capital piauiense ainda atrai outras cidades do leste maranhense como o principal destino para estudar em universidades. Para definir a atratividade, a pesquisa considera cursos presenciais e da modalidade de Ensino à Distância (EaD) nos níveis de graduação e de pós-graduação.

Ainda conforme o IBGE, os piauienses se deslocam, em média, 127 km para fazerem cursos de Ensino Superior. A distância é a 10ª maior do país e é superior à média nacional de 92 km. O Amazonas possui a maior quilometragem média, sendo percorridos por volta de 409 km pelos amazonenses que pretendem cursar Ensino Superior.

Já em Santa Catarina, são encontradas as menores distâncias: em média 46 km. As distâncias percorridas são influenciadas por diversos fatores como a extensão territorial dos estados e a distribuição de polos de faculdades e universidades públicas em cidades de menor porte.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.