Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina é a capital que mais recebe pacientes de outros municípios

Conforme o IBGE, pacientes de 300 municípios se deslocam em busca de tratamento para a capital do Piauí. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Teresina é a capital brasileira que mais recebe pacientes de outros municípios para atendimentos médicos de alta complexidade. Conforme o IBGE, pacientes de 300 municípios se deslocam em busca de tratamento para a capital do Piauí.

Os dados foram divulgados preliminarmente para o Ministério da Saúde e para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para ajudar na elaboração de políticas públicas, planos e logísticas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (covid-19). A pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic) 2018 será divulgada na íntegra ainda este ano.

  • Foto: IGBETeresina é capital que recebe pacientes de mais municípiosTeresina é capital que recebe pacientes de mais municípios

A cidade de Teresina é referência, recebendo pacientes de 300 municípios, atraindo pacientes do centro-sul do Maranhão e do leste do Pará. Na sequência, está a cidade de Belo Horizonte (MG), que atende pacientes de 262 municípios.

Quando se trata de atendimentos de baixa e média complexidade, Teresina fica em segundo lugar, recebendo pacientes de 95 municípios. A capital campeã, conforme o IBGE, é Goiânia (GO), atendendo um total de 115 cidades.

Deslocamento

Para atendimento de média e baixa complexidade, enquanto a média de deslocamento no país é de 72 Km, os pacientes precisam se deslocar cerca 184 Km para atendimento em Teresina. Para alta complexidade, Teresina recebe pacientes que tiveram que se deslocar em média cerca de 283 Km.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.