Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina sedia o Fórum Regional Sesc Nordeste das Artes até dia 29

O projeto visa difundir, estimular e valorizar a produção artística e cultural dos estados do Nordeste, por meio de ações formativas e de fruição.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 11 Evento está acontecendo no prédio do Senac da Avenida Campos Sales Evento está acontecendo no prédio do Senac da Avenida Campos Sales
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 11 Evento acontece até dia 29 Evento acontece até dia 29
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 11 Artesanato mostrado no evento Artesanato mostrado no evento
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 11 Participantes do evento Participantes do evento
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 11 Palestrante Palestrante
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 11 Palestra Palestra
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 11 Ana Lúcia Ana Lúcia
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 11 Gilberto Figueiredo Gilberto Figueiredo
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 11 Márcio Marciano Márcio Marciano
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 11 Trabalho apresentado no fórum Trabalho apresentado no fórum
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 11 Sesc Nordeste das Artes Sesc Nordeste das Artes

Acontece até esta quarta-feira (29), em Teresina, o Sesc Mostra de Artes - Fórum Regional Sesc Nordeste das Artes. O evento está sendo realizado no Auditório José Alves Filho, no prédio do Senac da Avenida Campos Sales.

O projeto visa difundir, estimular e valorizar a produção artística e cultural dos estados do Nordeste, por meio de ações formativas e de fruição e tem o objetivo de criar condições que possibilitem a produção artístico-cultural para que ela se torne um real instrumento de transformação dos indivíduos e da sociedade.

Ana Lúcia, diretora da divisão de programas sociais do Sesc, é para todas as pessoas que têm interesse pela cultura. “O evento é sobre a cultura em várias temáticas voltadas para a cultura, sustentabilidade, economia criativa, cultura digital, e os debatedores são palestrantes que já participaram dos fóruns locais nos outros estados, tem palestrante da Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, de todos os estados”, afirmou.

Para o analista em música do departamento nacional do Sesc, Gilberto Figueiredo, o projeto surgiu de uma necessidade de realizar ações em culturas pela rede Sesc, que está presente nos estados da região Nordeste.

Ele explicou ainda que o evento do Sesc teve com inspiração o Amazônia das Artes: “É uma necessidade de voltar o olhar para a produção do artista nordestino, em termos de modelo de projetos a inspiração vem do projeto Amazônia das Artes que reúne os estados da Amazônia legal e que desenvolvem ações que têm como objetivo o desenvolvimento da produção cultural na Amazônia”, declarou.

“Quando os estados do Nordeste criam o projeto Nordeste das Artes eles se inspiram no Amazônia das Artes, mas desenvolvem uma metodologia própria que tem um foco maior nas ações formativas do artista e que tem um olhar voltado para a produção de um Nordeste que é pouco fomentado pelos meios de fusão da cultura”, explanou, Gilberto.

Márcio Marciano, dramaturgo paraibano que vai palestrar esta noite, explanou sobre o que vai ser a sua palestra. “Vou falar um pouco da minha experiência como dramaturgo e diretor, mas a partir do enfoque do fórum que é trabalhar o pensamento de poéticas identidárias, como você traduz poeticamente esse discurso identidário, essa busca de um espaço de fala legítima a partir de várias minorias, como você pode traduzir isso poeticamente em cena”, expôs.

Confira abaixo a programação:

Dia 28/05/2019 - Terça - feira
Horário: 14h às 21h45mim
PAINEL 03: Hábitos e práticas culturais na região Nordeste;
PAINEL 04: Representatividade, poéticas identitárias na produção artísticas e nos públicos;
Palestrantes: Rita Ferreira de Aquino - BA , Jairo Gomes Araújo – PI, Prof. Cosme Rogério Ferreira – AL, Marcio Luiz Marciano – PB.

Dia 29/05/2019 - Quarta - feira
Horário: 14h às 21h45mim
PAINEL 05: Cultura Digital, Juventude e Redes de Convivência;
PAINEL 06: Formação e profissionalização do artista;
Palestrantes: Profª Drª. Lilian Carla Muneiro- RN, Hacker, Consultor especialista em Políticas Digitais, Uiraporã Maia do Carmo - CE , Drª Gisele Soares de Vasconcelos – MA, Profª. Drª. Raquel Viana Gondim – CE

Público Alvo: Técnicos de cultura e gerentes de unidades do Sesc, artistas, gestores de instituições culturais e educativas, produtores, críticos de arte, curadores, pesquisadores, comerciários e seus dependentes e todos aqueles que se interessem por arte e cultura.
Vagas: 150
* Haverá entrega de declaração com carga horária de 24h para os participantes que frequentarem até 75% das atividades.
Informações: 3230 – 9910

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.