Fechar
GP1

Teresina - Piauí

TJ-PI inicia Semana Nacional de Conciliação nesta segunda-feira

O Desembargador Ribamar Oliveira, que coordenará os trabalhos no TJ-PI, explicou a importância das partes comparecerem às audiências, levando suas propostas e dispostos a firmarem os acordos.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) inicia nesta segunda-feira (27), às 7h30, em todas as Comarcas, a 12ª edição da Semana Nacional de Conciliação. O evento, que acontecerá até o dia 1º de dezembro, é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo incentivar o acordo entre as partes, evitando que mais processos cheguem ao Judiciário.

O Desembargador Ribamar Oliveira, que coordenará os trabalhos no TJ-PI, explicou a importância das partes comparecerem às audiências, levando suas propostas e dispostos a firmarem os acordos, resolvendo seus conflitos e barrando o início de um processo, que em sua maioria, não se sabe quando chegará ao fim.

"O Tribunal segue as determinações do CNJ e efetiva este esforço a fim de que os processos, em que se vislumbrem acordos, desde que se tratem de bens materiais e direitos disponíveis, possam ser colocados em audiência para se buscar sua solução pela via consensual, o que em muito facilitaria a vida das partes, pois evitaria uma demanda longa no Judiciário, que já se encontra com uma enorme quantidade de processos. Para se ter uma ideia, o número de processos por juiz no Brasil chega a quase três vezes mais que na Argentina, por exemplo, que é um país próximo. No Japão, um juiz julga 170 processos por ano, algo incomparável por aqui, que tem cerca de 105 milhões de processos tramitando no nosso Judiciário. Os números mostram, portanto, a importância de termos uma Semana de Conciliação exitosa, com a realização de todas as audiências previstas, chegando ao máximo de acordos", frisa o Desembargador Ribamar Oliveira, Coordenador da Semana.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Desembargador José RibamarDesembargador José Ribamar

A Semana Nacional de Conciliação atenderá casos preferencialmente de ações de família, direitos do consumidor e algumas ações cíveis.

NÚMEROS DA SEMANA DE CONCILIAÇÃO

?Capital- Cejusc Teresina

Conciliadores/ mediadores 70, sendo 30 por turno

Secretaria 15, Magistrados 11

Promotores 2, por turno

Defensores 2, por turno

Apoio de Saúde 3 (emergências)

Apoio (copa, motorista, PMs, logística, informática, sala crianças e adolescentes) 31

Parceiros institucionais externos 4.

?Em Teresina serão 933 audiências - ações cíveis, consumidor, mas a grande maioria são ações de família, entre as quais alimentos, divórcio, reconhecimento e dissoluções de união estável, partilha de bens, guarda e regulamentação de direitos de visita.

?No interior serão 969 audiências marcadas, incluindo os Juizados especiais.

?Justiça itinerante serão 417 audiências.

Estarão presentes na abertura da Semana o Desembargador Ribamar Oliveira (Coordenador), Juiz Manoel Dourado (Presidente do NUPEMEC), Juíza Lucicleide Belo (Coordenadora do CEJUSC) e demais membros do NUPEMEC, juízes, servidores, estagiários, auxiliares, mediadores, conciliadores e colaboradores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.