Fechar
GP1

Política

TSE aprova assinatura eletrônica para criação de partido político

O parecer favorável do TSE abre caminho para a criação da legenda Aliança Pelo Brasil, do presidente Jair Bolsonaro.

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou na noite dessa terça-feira (03) a criação de partido político através da utilização de assinatura eletrônica legalmente válida nas fichas ou listas expedidas pela Justiça Eleitoral. O parecer favorável do TSE abre caminho para a criação da legenda Aliança Pelo Brasil, do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o relator da matéria, o ministro Og Fernandes, a instituição de agremiação partidária por meio de assinatura eletrônica se torna inadmissível por ser uma medida inacessível à maioria da população brasileira.

Em resposta, o ministro Luis Felipe Salomão, disse que a certificação digital por intermédio do dado biométrico se assemelharia à urna eletrônica, onde ambas conferem maior segurança e agilidade aos processos de legalização de partido.

Assim, após voto favorável da maioria dos magistrados, os ministros concluíram a necessidade de prévia regulamentação, pelo TSE, do uso de assinaturas digitais para a criação de partidos políticos a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para o colhimento das assinaturas. O resultado segue a sugestão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.

Caminho livre

Com o resultado, novos partidos poderão ser criados a partir da assinatura eletrônica, como é o caso do Aliança Pelo Brasil, de Jair Bolsonaro. Após o voto favorável, as instâncias do partido correm contra o tempo para a regulamentação junto ao TSE tendo em vista o pleito majoritário do próximo ano.

NOTÍCIA RELACIONADA

Rubenita Lessa diz que Bolsonaro vai escolher candidato em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.