Fechar
GP1

Brasil

Tudo preparado para curso de atenção básica em THE

Projeto de Fortalecimento de Atenção Primária à Saúde terá o Piauí como sede

A 4ª edição do projeto de Fortalecimento de Atenção Primária à Saúde terá o Piauí como sede. O evento acontece entre os dias 08 e 10 de outubro no Água Limpa Hotel com a participação do de representantes do estados do Piauí, Alagoas, Pernambuco e Maranhão. O curso é promovido pelo CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade de Toronto, no Canadá. O principal objetivo é contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde estabelecendo mudanças no atual modelo.

Os quatro estados foram escolhidos para participar do projeto após um estudo feito pelo CONASS que identificou, esses são os estados com maiores problemas na saúde primária e deficiência de capacitação técnica das equipes do Programa Saúde da Família. Um dos objetivos do curso é acabar com essas deficiências e reforçar dos gestores/gerentes em atenção básica.

Os benefícios diretos desse curso é desenvolver a capacidade técnica dos gestores municipais na área de atenção primária à saúde e a institucionalização do monitoramento e avaliação dos indicadores da saúde, segundo Rosa Milanês, coordenadora de gestão em atenção básica no Piauí.

O curso com quatro módulos, terá desenvolvimento de projetos para análise e solução dos problemas da atenção básica nas regiões. A primeira parte é o lançamento oficial e parte da fundamentação teórica. No final os projetos serão apresentados. O curso terá duração de seis meses, com intervalos.

“A presença dos prefeitos e secretários municipais de saúde é de suma importância, já que os projetos serão direcionados para os municípios. A presença de representantes estaduais de Pernambuco, Alagoas e Maranhão já está confirmada” ressaltou Rosa Milanês.

No final, cada projeto elaborado terá um incentivo inicial de U$ 2 mil dólares, no entanto se apresentarem bons resultados poderão receber mais recursos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.