Fechar
GP1

Floriano - Piauí

UBS é fechada após todos os servidores contraírem covid-19 em Floriano

A informação foi confirmada ao GP1 pelo presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI), Eryck Ricelley.

Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Floriano, foi fechada nesta sexta-feira (07), e vai permanecer assim por pelo menos 15 dias, após todos os funcionários que trabalham no local testarem positivo para a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

A informação foi confirmada ao GP1, pelo presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI), Eryck Ricelley. Segundo ele, ao todo 11 servidores da unidade foram infectado pelo vírus.

“Após muita luta, a Prefeitura de Floriano realizou o teste nos funcionários da UBS, ontem todos os onze funcionários foram testados e positivaram para a doença. E diante desse fato o posto foi fechado porque não tem ninguém para atender no local. Lá deve passar por uma sanitização, e ficará fechado por 15 dias”, informou o sindicalista.

Ainda de acordo com o Sindicato, o problema foi causado pela falta de equipamentos individuais de proteção, que demoraram chegar até os profissionais.

Outro lado

Procurada pelo GP1 na tarde desta sexta-feira (07), a Secretaria de Saúde de Floriano informou ue desde o início da pandemia a pasta tem feito grandes esforços para que todas as Unidades Básicas de Saúde do município mantivessem o abastecimento de equipamentos de proteção individual de maneira permanente.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação aos fatos alegados pelo Sindicato dos Enfermeiros, a Secretaria de Saúde de Floriano vem a público informar que desde o início da pandemia a pasta tem feito grandes esforços para que todas as Unidades Básicas de Saúde do município mantivessem o abastecimento de equipamentos de proteção individual de maneira permanente, observando a necessidade e realidade de cada ambiente de trabalho.

Por isso, foi criado um cronograma para que toda a semana sejam distribuídos kits de máscaras, álcool em gel e outros EPIs nas UBSs da rede de saúde municipal. Salientamos ainda o nosso compromisso com a segurança de nossos servidores atendendo a um rigoroso protocolo sanitário.

Prova disso está no trabalho desenvolvido pela equipe técnica do Centro de Referência para Síndromes Gripais que também funciona no mesmo prédio da UBS FUNASA que já realizou mais de 7 mil atendimentos. O local foi ativado no mês de março e os mesmos EPIs utilizados na Unidade Básica de Saúde são ofertados ao Centro de Referência. Hoje, dia 7 de agosto, voltamos a testar todo o corpo técnico do Setor Covid e não foi constatado nenhum caso positivo. Ressaltamos o valoroso trabalho desenvolvido neste estabelecimento de saúde que tem o respeito e credibilidade do florianense, sendo que apenas hoje mais de 200 pessoas foram atendidas de maneira humanizada.

Entendemos que a garantia do serviço público de qualidade depende também das condições que a gestão pode, e deve, propiciar aos servidores e ao contribuinte. No mais, estamos sempre dispostos a prestar qualquer tipo de esclarecimento à população e imprensa.

Secretaria de Saúde de Floriano
07 d Agosto de 2020

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.